segunda-feira, 25 de outubro de 2010

"Sobre tudo o que deve se guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" - Centro das Emoções

"
O povo da atualidade geralmente considera que o cérebro é o centro diretor da atividade humana. A Bíblia, no entanto, refere-se ao coração como esse centro; “dele procedem as saídas da vida”;

"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca" ( Lc 6.45).

Biblicamente, o coração pode ser considerado como algo que abarca a totalidade do nosso intelecto,emoção e volição

"E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem" (Mc7.20-23)

Leia antes O coração é o centro do intelecto.

O coração é o centro da emoções.

A Bíblia fala a respeito do coração alegre
"Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração"  (Êx 4.14)
do coração amoroso
"Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças" (Dt 6.5)
do coração medroso
"E SUCEDEU que, ouvindo todos os reis dos amorreus, que habitavam deste lado do Jordão, ao ocidente, e todos os reis dos cananeus, que estavam ao pé do mar, que o Senhor tinha secado as águas do Jordão, de diante dos filhos de Israel, até que passassem, desfaleceu-se-lhes o coração, e não houve mais ânimo neles, por causa dos filhos de Israel" (Js 5.1)
do coração corajoso
"Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor" (Sl 27.14)
do coração arrependido
"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus" (Sl 51.17)
do coração ansioso
"A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra" (Pv 12.25)
do coração irado
"A estultícia do homem perverterá o seu caminho, e o seu coração se irará contra o Senhor" (Pv 19.3)
do coração avivado
"Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos"  (Is 57.15)
do coração angustiado
"Ah, entranhas minhas, entranhas minhas! Estou com dores no meu coração! O meu coração se agita em mim. Não posso me calar; porque tu, ó minha alma, ouviste o som da trombeta e o alarido da guerra"  (Jr 4.19)
"Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração" (Rm 9.2)
do coração gozoso
"Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos" (Jr 15.16)
do coração pesaroso
"O coração deles clamou ao Senhor: Ó muralha da filha de Sião, corram as tuas lágrimas como um ribeiro, de dia e de noite; não te dês descanso, nem parem as meninas de teus olhos" (Lm 2.18)
do coração humilde
"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mt 11.29)
do coração ardente pela Palavra do Senhor
"E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?" (Lc 24.32)
e do coração perturbado
"NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim" (Jo 14.1)
Todas essas atitudes do coração são, antes de tudo, de natureza emocioal.

adaptado do estudo O Coração (BEP, pg. 933)
Continua Por fim, o coração é o centro da vontade humana 

Nenhum comentário: