domingo, 4 de novembro de 2012

A CRIAÇÃO - O PROPÓSITO E O ALVO DA CRIAÇÃO.


Deus tinha razão específicas para criar o mundo.
Deus criou os céus e a terra como manifestação da sua glória, majestade e poder. Davi diz: "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" (Salmo 19.1). Ao olharmos a totalidade do cosmo criado - desde a imensa expansão do universo, à beleza e a ordem da natureza - ficamos tomados de temor reverente ante a majestade do Senhor Deus, nosso criador.
Deus criou os céus e a terra para receber a glória e a honra que lhe são devidas. todos os elementos da natureza - por exemplo, o sol e a lua, as árvores da floresta, a chuva e a neve, os rios e os córregos, as colinas e as montanhas, os animais e as aves - rendem louvores ao Deus que os criou;
"Brame o mar e a sua plenitude; o mundo e os que nele habitam. Os rios "batam palmas; regozijem-se também as montanhas"

(Salmo 98.7,8).

"Louvai ao SENHOR! Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas. louvai-o todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Louvai-o , o sol e a lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Que louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados. E os confirmou para sempre e lhes deu uma lei que não ultrapassarão. Louvai ao SENHOR desde a terra, vós, baleias e todos os abismos, fogo e saraiva, neve e vapores e ventos tempestuoso que executa a sua palavra; monte e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; as feras e todos os gados, répteis e aves voadoras"
(Salmo 148.1-10).

"Porque, com alegria, saireis e, em paz, sereis guiados; os montes e os outeiros exclamarão de prazer perante a vossa face, e todas as árvores do campo baterão palmas"
(Is 55.12).


Quanto mais Deus deseja e espera receber a glória e louvor dos seres humanos!

Deus criou a terra para prover um lugar onde seu propósito e alvos para a humanidade fossem cumpridos.

(a) Deus criou Adão e Eva à sua imagem, para comunhão amorável e pessoal com o ser humano por toda a eternidade. Deus projetou o ser humano como um ser trino e uno (corpo, alma e espírito), que possui mente, emoção e vontade, para que possa comunicar-se espontaneamente com Ele como Senhor, adorá-lo e servi-lo com fé, lealdade e gratidão.

(b) Deus desejou de tal maneira esse relacionamento com a raça humana que, quando satanás conseguiu tentar Adão e Eva a ponto de se rebelarem contra Deus e desobedecer ao seu mandamento, Ele prometeu enviar um Salvador para redimir a humanidade das conseqüências do pecado:


"E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; e está te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar"
(Gênesis 3.15).
ESTÁ TE FERIRÁ A CABEÇA, E TU LHE FERIRÁS O CALCANHAR.
Este versículo contém a primeira promessaimplícita do plano de Deus para a redenção do mundo. Prediz a vitória final da raça humana e de Deus contra Satanás e o mal. É uma profecia do conflito espiritual entre a "semente" da mulher (o Senhor Jesus Cristo) e a "semente" da serpente" (Satanás e os seus seguidores);
"Ora a serpente era a mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse a mulher: È assim que Deus disse: Não comereis de toda a àrvore do jardim?"
(Gênesis 3.1).
A SERPENTE.
Nesse episódio, a serpente levantou-se contra Deus através da sua criação. Declarou que aquilo que Deus dissera a Adão não era a verdade (ver verso 3,4); por fim ela foi a causa de Deus amaldiçoar a criação, inclusive a raça humana que Ele fizera à sua imagem
"E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás"
(versos 16-19).
"E chamou o seu nome Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o SENHOR almaldiçoou"
(5.29).
"Passai a Tarsis e uivai, maradores da ilha"
(Is 23.6).
"Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora"
(Rm 8.22).
"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós"
(Gl 3.13a).
A "serpente" é posteriormente, identificada como Satanás ou o diabo;
"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele... Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou por mil anos"
(Apocalipse 12.9; 20.2).
Certamente Satanás controlou a serpente e usou-a como instrumento para efetuar a tentação;
"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidosos vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo... E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz"
(2Co 11.3,14).
"Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarou-o por mil anos"
(Ap 20.2).
"Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus, adorarás e só a ele servirás"
(Mt 4.10 nota).
SATANÁS.
satanás (do grego satan, que significa adversário), foi antes um elevado anjo, criado perfeito e bom. Foi designado como ministro junto ao trono de Deus, porém num certo tempo, antes de o mundo existir, rebelou-se e tornou-se o principal adversário de Deus e dos homens ["Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o Senhor JEOVÁ: tu és o afeeridor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estavas no Édem, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura: a sardônia, o topázio, o diamante, a turqueza, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos seus tambores e dos teus pífaros estavam em ti; no dia em que foste criado, foram preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras no seu caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti" (Ez 28.12-15)].
Satanás na sua rebelião contra Deus arrastou consigo uma grande multidão de anjos das ordens inferiores ["E a sua calda levou após si a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra; e o dração parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho" (Ap 12.4)]que talvez possam ser identificados (após sua queda) com os demônios ou espíritos malígnos. Satanás e muitos desses anjos inferiores decaídos foram banidos para a terra e sua atmosfera circundante, onde operam limitados segundo a vontade permissiva de Deus.
Satanás, também chamado "a serpente", provocou a queda da raça humana ["Ora a serpente era a mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse a mulher: È assim que Deus disse: Não comereis de toda a àrvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejavel para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela" (Gn 3.1-6). "Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno" (1 Jo 5.19)].
TODO O MUNDO ESTÁ NO MALIGNO.
Nunca compreenderemos adequadamente o Novo Testamento a não ser que reconheçamos o fato subjacente nele de que Satanás é o deus deste mundo. Ele é o maligno, e o seu poder controla o presente século mau (Lc 13.16; 2 Co 4.4; Gl 1.4; Ef 6.12; Hb 2.14).
As escrituras não ensinam que Deus hoje controla diretamente este mundo ímpio, cheio de gente pecaminosa, de maldade, de crueldade, de injustiça, de impiedade e etc. Deus não deseja, nem causa, de nenhuma maneira, todo o sofrimento que há no mundo; nem tudo quanto aqui ocorre procede da sua perfeita vontade (ver Mt 23.27; Lc 13.34; 19.41-44). A Bíblia indica que atualmente o mundo não está sob o domínio de Deus, mas em rebelião contra seu governo e sob o domínio de satanás. Por causa dessa condição, Cristo veio a morrer (Jo 3.16) e reconciliar o mundo com Deus (2 Co 5.18,19). Nunca devemos afirmar que "Deus está no controle de tudo", a fim de nos de nos esquivar-nos da responsabilidade de lutar seriamente contra o pecado, a iniqüidade ou a mornidão espiritual.
Há, no entando, um sentido em que Deus está no controle do mundo ímpio. deus é soberano e, portanto, tadas as coisas acontecem de acordo com sua vontade permissiva e controle ou, às vezes, através da sua ação direta, de conformidade com o seu propósito e sabedoria. Mesmo assim, na presente era da história, Deus tem limitado seu supremo poder e domínio sobre o mundo. Esta autolimitação é apenas temporária, porque no tempo determinado pela sua sabedoria, Ele destruirá toda a iniqüidade e o próprio satanás (Ap 19,20). Somente então é que
"Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre"(Apocalipse 11.15).
O império do mal sobre o qual satanás reina [E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?" (Mt 12.26], é altamente organizado e exerce autoridade sobre as regiões do mundo inferior, os anjos caídos ["Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25.41); "E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão e os seus anjos" (Ap 12.7)], os homens perdidos ["Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. e disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares"(Mt 4.8,9); "Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo" (Jo 12.31; Ef 2.2) e o mundo em geral ["E o diabo, levando-o a um monte, mostrou-lhe, num momento de tempo, todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero" (Lc 4.5,6); "nos quais o desu deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Deus" (2 Co 4.4); "sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno" (1 Jo 5.19) ver quadro acima "TODO O MUNDO ESTÁ NO MALIGNO" ].
Satanás não é onipresente, onipotente, nem onisciente; por isso a maior parte da sua atividade é delegada a seus inumeráveis demônios "E, tendo chegado à outra margem, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados" (8.28); "E da boca do dração, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs, porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-poderoso" (Ap 16.13,14); "E disse o senhor a Satanás: Eis que todo quanto tem está na tua mão; somente contra ele não estenda a tua mão. Satanás saiu da presença do SENHOR" (Jó 1.12). Somente contra ele não estendas a tua mão. Deus permitiu a Satanás destruir os bens e a família de Jó; porém, Ele fixou um limite até onde Satanás podia ir e não lhe concedeu o poder de morte sobre Jó. Satanás lançou tempestades e pessoas violentas contra Jó (versos 13-19).
Jesus veio à terra a fim de destruir as obras de Satanás "Quem comete pecado e do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo" (1 Jo 3.8), de estabelecer o reino de Deus e de livrar o homem do domínio de Satanás "Mas, se eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o reino de Deus" (Mt 12.28; "a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do senhor... E não convinha soltar desta prisão no dia de sábado, está filha de abraão a qual há dezoito anos Satanás mantinha presa?" (Lc 4.19 ;13.16); "para lhes abrirdes os olhos e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim" (At 26.18). Cristo pela sua morte e ressurreição, derrotou Satanás e ganhou a vitória final de Deus sobre ele "E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é o diabo" (Hb 2.14).
No fim da presente era, Satanás será confinado ao abismo durante mil anos "E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande casdeia na mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo" (Ap 20.1-3), depois disso será solto, após o que fará uma derradeira tentativa de derrotar a Deus, seguindo-se sua ruína final, que será o seu lançamento no lago de fogo "E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalhaE subiram sobre a largura da terra e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mais desceu fogo do céu e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre" (Ap 20.7-10).
Satanás atualmente guerreia contra Deus e seu povo "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos" (Ef 6.10-18), procurando desviar os fiéis da sua lealdade a Cristo e fazê-los pecar e viver segundo o sistema do mundo "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo (2 Co 11.3); "Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás" (1 Tm 5.15); "Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno" (1 Jo 5.19). O cristão deve sempre orar por livramento do poder de Satanás "E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre" (Mt 6.13), para manter-se alerta contra seus ardis e tentações "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo"(Ef 6.11), e resistir-lhe no combate espiritual, permanecendo firme (ver acima Ef 6.10-18); "Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo" (1 Pe 5.8,9).


Daí Deus teria um povo para sua própria possessão, cujo prazer estaria nEle, que o glorificaria, e que viveria em retidão e santidade diante dEle


"Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará, porque o SENHOR será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão"
(Is 60.21); "nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo" (Ef 1.11,12); "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pe 2.9).


(c) A culminação do propósito de Deus na criação está no livro do Apocalipse, onde João descreve o fim da história com estas palavras:

"...com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus" (Apocalipse 21.3).

Fonte:BEP

Nenhum comentário: