quinta-feira, 21 de julho de 2011

TODO MUNDO PELADÃO! Isso mesmo; você, esposa(o), namorada(o), crianças, adolescentes. Aeroportos agora, e depois?

 Cristãos e ateus, liberais e conservadores, heterossexuais e homossexuais, jovens e idosos. É claro, um grupo em especial será o mais atingido: Os verdadeiros evangélicos! 

Primeiro, foram apenas quatro aparelhos cedidos pelo governo dos EUA, agora a ampliação e outros usos. Onde vamos parar?

Como se dará a determinação de suspeito? Quem dará a ordem? E as outras aplicações para esse aparelho, como no ramo de confecções de roupas, que já começão a serem usadas? E os problemas de saúde que podem causar, como cancer e modificação genética? Será que vale a pena?

Veja esse comentário no Mundi blog:
Diogo Higashi disse:  
"Vou soltar a minha opinião. Além de invasivo, não é infalível, pois em um programa de TV alemão, o físico Werner Gruber conseguiu tapear o aparelho passando com um canivete, um celular e thermite(material altamente inflamável), que se usado por pessoas erradas, pode virar uma bomba com força suficiente para derrubar um 747 ou um A-380. E um especialista em segurança aeroportuária israelense chamado Rafi Sera soltou:

'Esse aparelho foi $$$ jogado no lixo, pois eu poderia passar facilmente pelo aparelho carregando bombas suficientes para derrubar um 747, e por causa dessa ineficiência, não o usamos em nossos aeroportos.'

E também um relatório da AIEA diz que esses aparelhos podem causar câncer de pele gradualmente. E quanto ao fato das imagens serem destruídas após a análise, isso não passa de mito, pois vazaram imagens de submetidos pela WWW, inclusive de crianças, o que foi questionado se a TSA (uma ANAC norte-americana) contratava sem saber membros de gangues, pedófilos, maníacos sexuais entre outros tipos indesejáveis."

Leia como foi determinada a ampliação:

Brasil terá scanner corporal em dez aeroportos

Apenas passageiros suspeitos são submetidos ao aparelho

O Brasil terá dez scanners corporais, os ‘Body Scanners’, em aeroportos brasileiros até o final do ano. A informação é do chefe de Operações de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal, Márcio Nunes, que falou à imprensa durante a apresentação do Relatório Mundial sobre Drogas 2011 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

- Nossa expectativa [da Polícia Federal] é que os aparelhos estejam instalados nos aeroportos até o final do ano.

O país já tem hoje quatro scanners corporais nos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, Galeão, no Rio de Janeiro, Manaus (AM) e Recife (PE). A escolha das cidades que receberão os seis novos aparelhos, já adquiridos pelo governo brasileiro, ainda não foi finalizada. Mas, de acordo com a Polícia Federal, irá seguir critérios técnicos como movimento de passageiros e volume de apreensão de drogas.

O Body Scan é capaz de detectar em poucos segundos diversos objetos escondidos embaixo das roupas ou dentro do corpo de um passageiro, como explosivos, armas de fogo, drogas, facas, pedras preciosas, aparelhos eletrônicos, cédulas, dentre outros.

Apenas passageiros suspeitos são submetidos ao scanner. Em novembro do ano passado, graças ao Body Scan, um colombiano e um grego foram presos no Rio de Janeiro quando tentavam embarcar com drogas para a Europa. O colombiano havia engolido 70 cápsulas de cocaína – aproximadamente 1,4 kg. Já o grego tentava embarcar com 7 kg da droga em um fundo falso de uma maleta.

De acordo com a Polícia Federal, a aquisição dos scanners faz parte dos investimentos que estão sendo feitos para coibir o tráfico de drogas no país, como o aumento do efetivo nas fronteiras e o investimento em novas tecnologias, como barcos, aeronaves não tripuladas e os scanners. Um dos objetivos do projeto de investimentos é a segurança para a Copa de 2014 e para os jogos olímpicos de 2016.

Segundo a PF, a apreensão de cocaína no Brasil vem crescendo ao longo dos anos, com 20 toneladas em 2008, 24 toneladas em 2009, 27 toneladas em 2010 e dez toneladas em 2011. Já a de maconha teve queda ao longo dos anos, com pequena alta no ano passado: 187 toneladas em 2009, 152 toneladas em 2009 e 155 toneladas em 2010. Em 2011 já foram apreendidos pela PF 60 toneladas de maconha.

fonte: CNEWS

Nenhum comentário: