segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Advertências Sobre os Maus Pastores Nestes Últimos Dias 1

Autor: Alan Yusko
Escrevi este artigo devido à crescente apostasia que tenho visto e experimentado nestes últimos dias que antecedem o retorno do Senhor Jesus. Já vi uma quantidade suficiente de pastores que são maus mordomos e servos inúteis de Deus. Este artigo é uma advertência e um encorajamento a todos os que se chamam cristãos. Imprima e distribua livremente para as pessoas que possam se beneficiar com estas observações.
Deixe-me dizer logo de início que não creio que todas as igrejas sejam corruptas e que os cristãos devam viver enfurnados em suas casas. Acredito que devemos nos reunir regularmente com os outros cristãos, participando de um uma igreja fundamentada na Bíblia e que reverencie a Deus. O fato é que as igrejas fundamentadas na Bíblia e onde há reverência ao nome de Deus estão se tornando cada vez mais raras nestes últimos dias. Muitos 'pastores' esqueceram-se de Deus e da sã doutrina e levam suas igrejas às falsas doutrinas e a uma grande contemporização. Conseqüentemente, está ficando cada vez mais difícil para uma família encontrar uma igreja que reverencie a Deus, onde todos possam amadurecer e crescer em Cristo.
A Bíblia diz claramente que haverá uma grande apostasia nos últimos dias. Não haverá um grande reavivamento, como alguns lobos estão anunciando, mas, ao contrário, apostasia, a rejeição e o afastamento da sã doutrina bíblica. Eis o que diz a Bíblia:

"Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição." [2 Tessalonicenses 2:3].

O verso referido diz que chegará um tempo nos últimos dias quando os fundamentos da doutrina cristã serão contemporizados e derribados pela aceitação do erro e da heresia. Os homens esquecerão o ensino bíblico sadio. Bem, estamos atualmente vivendo nesses dias! Estamos vivendo em dias de uma terrível apostasia da sã doutrina bíblica e dos valores de Deus. Adivinhe quem está liderando essa tendência para a apostasia. São os pastores que contemporizaram na fé e que realmente não estão nem aí. Eles rejeitaram a sã doutrina e estão desejosos de agradar e de alcançar a aprovação dos homens. Não são como os bereanos, que diligentemente examinaram as Escrituras e que procuraram agradar a Deus.

Infelizmente, pastores maus, que contemporizam na doutrina, estão na liderança de muitas igrejas. Esses 'pastores' procuram agradar aos homens e nem querem saber se estão caminhando em obediência a Deus e à firmeza de sua palavra, a Bíblia. Participando como membros dessas igrejas, estão todos os tipos de pessoas que rejeitam a sã doutrina bíblica. A Bíblia adverte:

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." [2 Timóteo 4:3-4].

Estamos atualmente vivendo nesses dias quando os homens rejeitarão a são doutrina. Não somente muitos que chamam a si mesmos de 'cristãos' rejeitam a sã doutrina, mas também muitos que se atrevem chamar a si mesmos de 'pastor'. Esses maus pastores causam grandes danos à igreja e já feriram muitas pessoas do povo de Deus. Os pastores têm poder; podem levar o povo mais para perto de Deus e torná-lo mais forte, ou podem fazer o contrário. Aqui está um versículo que ilustra esse fato:

"E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões." [Mateus 21:13].

Esse verso tem um significado real nestes dias, à luz da crescente tendência à apostasia. Deus não quer que seu templo seja um covil de ladrões; quer que seja um lugar santo, ao qual as pessoas possam vir e humildemente adorar a Deus. Entretanto, os líderes religiosos o transformaram em outra coisa. O versículo diz, "vós a tendes convertido" referindo-se ao fato que os líderes religiosos permitiram que o templo deixasse de ser uma casa de oração para se tornar um covil de ladrões. Deus também atribui a responsabilidade por essa mudança aos líderes religiosos, que deveriam ter mais discernimento.

Esse verso tem uma aplicação muito importante para hoje! Poucos pastores encaram seu trabalho com seriedade. A maioria está preocupada em buscar os louvores dos homens, jactando-se dos 'grandes números' obtidos no último domingo, e outros estão enriquecendo e vivendo como 'filhos do Rei'.


Vejamos algumas das coisas que alguns homens que chamam a si mesmos de 'pastor' estão fazendo nestes últimos dias de grande apostasia:


Alguns Pastores a Evitar


- Promotores de concertos de música Rock na igreja e serviços 'contemporâneos'. Para eles, o único modo de alcançar os jovens é dar-lhes o que querem. Afinal, o objetivo é fazê-los entrar pelas portas da igreja e, depois disso, talvez alguma 'mágica' aconteça. Pode ser que entre uma canção de música Rock e outra alguns jovens 'aceitem' a Jesus como Salvador. No entanto, o objetivo primordial é fazer com que venham à igreja. Assim, essa 'variedade' moderna de pastores está iniciando serviços/concertos de Rock contemporâneo para atrair a juventude. Obviamente, a pregação da Bíblia não é mais considerada suficiente. Se o bom e fora de moda ensino bíblico expositivo não funciona mais, então vamos usar a música Rock. Além disso, é menos trabalhoso contratar uma banda de Rock do que passar várias horas preparando um bom estudo bíblico! Estou sugerindo que esses pastores sejam preguiçosos? Sim, estou! Estão longe de Deus, não têm fé na Palavra de Deus e não têm discernimento algum. Raciocinam tolamente que a mocidade não quer a Bíblia (como também o pessoal mais velho)... o que querem é a música Rock. Portanto, vamos lhes dar o que desejam e, pelo menos assim, virão à igreja! Esses pastores são inúteis e serão julgados com severidade por Deus!


- Em seguida, temos os pastores ecumênicos. Eles raciocinam que a unidade e o amor sejam as coisas mais importantes na caminhada cristã. Assim, preocupam-se em quebrar as 'barreiras' e em 'dialogar' com as outras fés. Suas igrejas participam ativamente de movimentos como Promise Keepers, e querem se aproximar da Igreja Católica Romana e de outros grupos religiosos que são 'cristãos' apenas no nome. Os Promise Keepers estão muito próximos de se unirem ao catolicismo e ao mormonismo e de chamar os membros dessas igrejas de 'irmãos' salvos. Em vez de levar as almas perdidas para fora dos erros do catolicismo, o objetivo dos Promise Keepers é a união, sem consideração pela sã doutrina. Muitas igrejas e 'pastores' aderiram a esse movimento ecumênico. Esses pastores pensam que é ótimo ver 30 ou 40 mil homens 'cristãos' de todas as fés reunidos nos encontros dos Promise Keepers. Se eles são católicos ou mórmons, não importa; afinal, todos cremos no mesmo Jesus... é o que raciocinam. Esses 'pastores' ignoram as advertências sobre as falsas doutrinas e só pensam em união. Não querem saber que o catolicismo seja um sistema baseado em sacramentos e em boas obras em que as pessoas ganham o direito de ir ao céu aqui na terra (após pagarem seus pecados no purgatório). Ignoram todas as advertências e acham que aqueles que são contrários, têm mentalidade estreita, gostam de julgar os outros e não têm amor. O único problema é que estão se unindo com homens perdidos que estão ligados à instituições religiosas que são cristãs apenas no nome. Esses homens deveriam estar testemunhando para aquelas almas perdidas em vez de ter um encontro ecumênico de oração. No entanto, eles nem querem saber o que Deus pensa. Não querem saber que são maus mordomos diante de Deus e estão contemporizando grandemente na fé. Preferem ter o louvor dos homens do que o louvor de Deus por serem bons mordomos. Deixe-me dizer algo que deve ser lembrado: Não pode haver unidade fora da sã doutrina. A unidade fora da doutrina é perigosa e enganosa.


- Pastores que emitem vozes de animais e que se baseiam na experiência. Esses homens baseiam-se mais nas experiências do que na Bíblia. Como não são bereanos e não estão firmados na Palavra de Deus, estão totalmente abertos à enganação demoníaca. Para esses pastores, as 'experiências' têm maior peso que as Escrituras. Seguem os mestres da prosperidade que ensinam a 'nomear e reivindicar'. A experiência é a força propulsora porque não acreditam que o Espírito Santo permitirá que Satanás os engane. Se têm uma experiência, imediatamente dizem que é de Deus, e não fazem nada para discernir. Portanto, quando as pessoas desmaiam na igreja, ou riem descontroladamente, ou latem como cachorros, ou rugem como leões, esses pastores acham que todas essas manifestações são de Deus. Não examinam a Bíblia para ver o que ela diz e, na verdade, não estão mesmo interessados naquilo que diz! Na verdade, esses pastores ficam bravos quando alguém se atreve a adverti-los sobre todas as 'maravilhosas' experiências que ocorrem em suas congregações (como os risos convulsivos, os latidos, rugidos, etc.) A Bíblia só é boa quando não contradiz suas experiências e 'visões' do Senhor. Essas experiências são consideradas de autoridade igual ou superior à da Bíblia. Ser uma pessoa baseada em experiências é estar aberto à enganação. A Bíblia é a âncora da alma... não nossas experiências do dia a dia. Nossas experiências vêm e vão mas a Palavra de Deus é uma base sólida.


- Pastores réprobos. É a pior variedade possível; esses homens estão na parte inferior do amontoado de estrume. Entregam-se ao mal e à falsa doutrina. Envolvem-se em relacionamentos com as mulheres da igreja e ensinam ou pregam falsas doutrinas. Os pastores réprobos também rejeitam a sã doutrina. Muitos não crêem na doutrina da Trindade, na salvação pela fé e sem a necessidade de obras, na inspiração das Escrituras, no nascimento virginal de Jesus Cristo, e em outros fundamentos da fé cristã. Também não vêem nada de errado com os sodomitas e alguns na verdade até oficiam casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Esses pastores dão muita importância aos direitos humanos e às coisas mundanas, mas são muito levianos com a Bíblia.


- Pastores que pregam sobre prosperidade. Alguns desses 'pastores' ensinam que Deus quer que todos os seus filhos sejam ricos e que uma pessoa somente adoece por falta de fé. São mundanos e extremamente interessados nos prazeres terreais. Observe-os enquanto falam e conte o número de anéis que têm nos dedos ao pedirem ofertas e dízimos para seus ministérios. Muitos têm um salário altíssimo. Por favor, não me entenda mal. Não há nada de errado em um pastor receber um salário adequado. No entanto, quando o pastor torna-se milionário e vive em uma grande mansão com as ofertas recebidas do seu 'rebanho', então é realmente um lobo mercenário interessado apenas em ganhar muito dinheiro.


- Finalmente, temos as rebeldes mulheres pastoras, que decidiram desobeder a Deus, sem temor algum. Qualquer igreja que tenha uma mulher como pastora deve ser rejeitada. Todas as mulheres pastoras ignoram ou rejeitam estes versos da Bíblia:


"A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação." [1 Timóteo 2:11-15].


As mulheres desobedientes não pensam nada da usurpação da autoridade sobre o homem. As pessoas que participam dessas igrejas estão encorajando as mulheres pastoras a continuarem em sua rebelião.

9 comentários:

Blog Durval disse...

Realmente, devemos fazer como os crentes bereanos - principalmente, depois de ler este texto.
A postagem parece ser de uma pessoa temente a Deus e que quer o melhor para sua obra, mas falta-lhe mais discernimento espiritual.
Qual o problema exato com a música rock nas igrejas? E o problema com as mulheres pastoras? Existe alguma proibição bíblica para que as mulheres não possam ser pastoras? Se é assim, então não podem dirigir Círculos de Oração, nem ensinar nas EBD's, nem pregar em nenhum culto.
Desculpa, meu amado, mas você parece carregar alguns preconceitos tomados de gente que te ensinaram doutrinas de homens - sim, as mesmas que vc parece batalhar contra.
Deus abençoe o teu coração e te liberte da religiosidade e que sejas um adorador com o coração puro diante do Pai.
Abração no teu coração. Estamos juntos na batalha pelo Evangelho puro e salvador de Jesus,
Pr Durval.

elizeu lima disse...

concordo plenamente, por ver e sentir o mesmo com relação a forma que alguns pastores conduzem a igreja e dizem: estamos dentro da palavra... mas realmente de qual palavra? algo dubio e na maioria das vezes enganativo, só com o propositode inchar as igrejas e manter as pessoas ouvindo só o que elas querem escutar. são tbm esses artigos que fazem agente sempre refletir sobre a forma como agimos no reino de Deus. Deus abençoe

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Pastor Durval, a paz do Senhor!

Exatamente! Como bereanos. Quanto ao autor; a sua obra é bem extensa e sempre fundamentada na Palavra.

Seria mais edificante, que o pastor fosse mais específico em relação à falta de discernimento espiritual. Quanto ao problema da música rock; leia, em espírito de oração os artigos acima. Eles, com certeza, irão dar a exata resposta.

Quanto a mulher ser pastora, durante quase dois mil anos a Igreja manteve o entendimento de que a Bíblia impedia (com o texto citado no artigo) essa proibição. Somente com o moderno movimento liberal é que os homens passaram a consagrar mulheres ao cargo de pastoras. Não foi assim? E, quanto a ser professora de crianças na EBD, não vejo problema. Apesar de, pessoalmente, gostar de turmas separadas por sexo, com professores acompanhando essa distinção. Já nos círculos de oração, não entendo sua comparação. E, finalmente, não conheço nem uma boa referência de pregadora feminina. Muito pelo contrário; as famosas são um desastre! Veja os exemplos de Kathryn Kuhlman, Ellen White, Valnice Milhomes entre outras.

Me desculpe pastor mas, quem parece carregar muitos preconceitos tomados de gente que ensinam doutrinas de homens, não sou bem eu. Seria mais edificante, se esse seu comentário fosse fundamentado em textos das Escrituras. Assim devemos caminhar juntos. Livres do liberalismo que tomou conta dos Seminários e conseqüentemente das igrejas.

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Querido irmão Elizeu, a Paz do Senhor!

Exatamente, do começo ao fim, esse seu comentário. Textos como esses nos colocam na direção certa!

Que o Senhor continue te abençoando!

elizeu lima disse...

é verdade meu irmão. são tantas as vozes por ai principalmente nas igrejas. como a Bilbia diz: amontoão para si doutores... agente se acostuma a ouvir os pastores das nossas preferencias, o grupos de louvor que admiramos. e acabamos sempre olhando da mesma forma. Deus abençoe muito vocês meu irmãos e continuem escrevendo coisas que idificão.

elizeu lima disse...

olha só, quanto ao comentário do Pr Durval, gostaria de saber se você é a favor do rock nas igrejas? porque você divagou muito e colocou um rotulo no labaredas que não é expressado no artigo mencionado em questão. rotulo de "preconceito religioso baseado em doutrinas de homens" eu particularmente não vejo preconceito nas palavras do artigo, tambem não vejo problemas em termos opinião sobre assuntos como esses. vejo que é muito saudavel o debate e analise profunda sobre temas que a maioria das pessoas são ignorantes. eu ainda acredito que algumas (muitas) vezes o rock na igreja tornasse ferramenta do diabo por conta do que tem em abundancia no coração e na mente de alguns ministros de louvor que são responsáves em influenciar a massa e sem demagogia agente sabe que influencia sim. senão não haveria multidoes nesses shows. a Biblia diz que o homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro... Mateus 12:35 tudo o quanto fazemos tambem leva o que carregamos no coração e isso não adianta crentia ou querer espiritualizar. ha quem prega por inveja ou porfia e isso nao vem com a Palavra de Deus, vem do coração do pregador. tambem da mesma forma na minha opiniao acontece com livros, louvor e seus ritimos coreografia e etc... nao sai em defesa do labaredas porque eles não precisão ser defendidos mas gostaria de aprofundar o debate e deixar um pouco da minha opinião. Deus abençoe a todos

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Elizeu Lima, a paz do Semhor!

Excelente comentário! Bem melhor que o meu, não digo isso pela defesa mas, verdadeiramente por ter sido objetivo, claro e simples como o verdadeiro Evangelho.

Continue assim meu irmão crescendo na Graça e no Conhecimento.

Que Deus lhe abençoe.

o menor de todos os menores. disse...

Prezado Paulo Machado - Labaredas de Fogo,

Paz amado!

Permita-me perguntar ao pastor Durval se ele também aceita tatuagens.

Se sim, devemos orar por ele imediatamente, pois, corre em direção à porta larga e leva consigo as suas ovelhas ao mau exemplo.

São ovelhas e não discípulos.

Discípulos, normalmente, desejam conhecer verdades e não a realização de suas vontades.

Triste saber do rock, hip-hop e outros ritmos que prejudicam a verdadeira adoração e que nada acrescentam ao evangelho, mas pelo contrário, destroem vidas com o aproveitamento demoníaco em suas aplicações.

A palavra de Deus é contudente e eficaz quando informa que, o homem é o cabeça, e a mulher deve possuir diversas responsabilidades no ministério, mas não devem atuar como cabeça na liderança de uma igreja(prédio).

Assim como foi com EVa no princípio, será com as mulheres no final dos tempos.

A desobediência será a marca da desordem ministerial com homens usurpadores da verdade e que a transformam por seus próprios deleites na forma comum ao mundo ao se associarem de forma vergonhosa ao príncipe deste mundo.

Triste!

O Senhor seja contigo,

O menor.

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Prezamado Pr. N. Carpintero, todas as coisas com "aparência do mal" trazem conseqüências malignas; é elementar.

O Espírito é santo, separado, sensível, se entristece, se extingue, por causa de coisas assim. A vigilância não pode ser negligenciada.