sexta-feira, 25 de março de 2011

Por que não há saques no Japão?

                           Respeito à propriedade, mesmo no meio da catástrofe (Foto: EPA)

A paisagem de partes do Japão parece os destroços da Segunda Guerra Mundial, nenhum pais industrializado pagou um preço de morte tão alto. O único consolo, é diminuto, na medida em que mostra como a humanidade em tempos de adversidade pode mobilizar-se reunindo heróicas equipes britânicas de resgate com colegas dos EUA e de outros lugares dispostos a voar para o local da tragédia.

A solidariedade parece especialmente forte no Japão. Talvez, ainda mais impressionante do que o seu poder tecnológico, seja a sua força social; reduzindo os preços nos supermercados e dando bebidas gratuitas nas maquinas de venda automática, todos trabalhando juntos para sobreviverem. Mas, o mais notável de tudo é que não houve nenhum saque, e eu não sou o único curioso sobre isso.


Isso é bastante incomum entre as culturas humanas, e é improvável que seria o caso na Grã-Bretanha durante as inundações de 2007 no West Country, carros abandonados foram arrombados, pacotes de água engarrafada foram roubados. Houve saques no Chile após o terremoto do ano passado. Em New Orleans, após o Katrina se viu saques em uma escala chocante - tanto que tropas tiveram que ser enviadas.

Por que algumas culturas reagem ao desastre revertendo-se em “cada um por si”, mas outros – especialmente os japoneses – altruísmo exibido, mesmo na adversidade?

por Ed West

Ed West é um jornalista e comentador social, especializado em política, religião e cultura baixa.

fonte: Dial-the-Truth Ministries.

Conclusão
por Labaredas:

 
Por mais que eu pesquise, não  consigo encontrar uma tese que me satisfaça em relação a esse assunto. Por isso continuo a perguntar “porque não há saque no Japão?”. Mas também não consigo me livrar da idéia de que isso possa ser uma herança cristã deixada pelos americanos que reconstruíram essa nação no pós-guerra de uma maneira maravilhosa; que ficou conhecido como “o milagre japonês”. Não entendeu?, vou explicar.

Primeiro preciso fazer uma pequena exposição desse “milagre japonês”, como foi esse avassalador crescimento econômico, responsável por tornar o Japão, em poucos anos, a terceira maior potência econômica do planeta, com taxas de crescimento médias de 9,7% ao ano (neste período a economia norte-americana cresceu em média 4%).

“...outros dados que podem exemplificar o peso global da economia japonesa no final dos anos 1980 são: em 1987, 35% do total dos bens dos bancos internacionais eram controlados pelos bancos japoneses, enquanto os bancos dos EUA possuíam 17,6% em 1987, as 21 maiores instituição financeiras mundias eram japonesas e nove dos dez maiores bancos eram japoneses”(Annablume, 2003. 268 p.).

Tudo isso, pós-guerra. Isto é, depois de serrem arrasados, de todas as formas, em uma guerra onde seu ápice foi as bombas nucleares jogadas sobre eles. Disse, de todas as formas, porque também foram atingidos onde eles mais sentem: na honra!

Mas, vamos ao que interessa, agora: Quem foi o responsável por tamanha façanha? O responsável pelo milagre econômico foi justamente quem arrasou essa nação de todas as formas. Até com bombas atômicas, é bom repetir. Resposta: os Estados Unidos da América! O pais que se tornou a maior e mais rica e poderosa nação do planeta por ter tido um desenvolvimento baseado nos verdadeiros princípios cristãos. Então, não pode ser tirado do Japão essa influência.

Vou parar por aqui, deixando-os com um fervilhar de pensamentos. Não os apaguem, pensem mais, eu sei que não vai ser fácil, tentem, até que possam enxergar Jesus Cristo no Japão. Eu tenho plena certeza que Ele está por detrás da pergunta; “porque não houve saques no Japão?”

Nenhum comentário: