sábado, 18 de dezembro de 2010

BLOGSFERA CRISTÃ - Um Retrato Fiel dos Evangélicos de Nossos Dias!

A diferença é que a igreja busca crescimento financeiro por causa da avareza e a blogsfera busca o crescimento de seguidores por causa da vaidade.
Crescimento da Igreja e Salvação

"E por avareza farão de vós negócio..." (2 Pedro 2:3)

Uma avalanche de métodos de crescimento de igrejas vem sendo divulgada entre líderes evangélicos, instruindo-os a tornar sua igreja local próspera e grandiosa. É a igreja reinventada, transformada em negócio, onde a autêntica mensagem do evangelho está sendo substituída por um discurso de tolerância e fraternidade, distante dos valores bíblicos, sendo o pastor um facilitador, um mediador entre "prós e contras", permitindo a conciliação em nome da "unidade". A propósito, sugiro a leitura dos excelentes artigos publicados na seção Pragmatismo na Igreja do site "A Espada do Espírito".


Essa preocupação seria plausível se a igreja realmente fosse uma empresa, um comércio administrado pelo pastor ou por um grupo de pessoas, como nas sociedades anônimas e companhias limitadas. Porém, a igreja — segundo o melhor conceito — é uma assembléia de gente salva, pessoas que compreenderam e aceitaram a mensagem de salvação bíblica pela soberana vontade de Deus, diferente do conceito moderno de clube eclesiástico que estão tentando imputar-lhe.

Àqueles que procuram fazer a obra de Deus segundo a metodologia humana devemos lembrar que, embora a salvação seja oferecida a todos, poucos são os efetivamente salvos em Cristo Jesus: "Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos." (Mateus 22:14).

A Bíblia demonstra claramente que a salvação pertence somente ao Senhor e que somente dEle vêm a fé e o arrependimento. No livro de Jonas está escrito: "Do Senhor vem a salvação" (Jonas 2:9b). Esta afirmação guarda profunda simetria com toda a soteriologia bíblica, pela qual Deus nos elegeu livremente para a salvação antes mesmo da fundação do mundo (Efésios 1:3,4; 2 Tessalonicenses 2:13; Apocalipse 13:8; etc.).

É o Espírito Santo quem convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8); é Deus quem dá a fé (Efésios 2:8 e Hebreus 12:2, compare com João. 6:64-65 e 1 Coríntios 12:3) e o arrependimento (Atos 5:31, 11:18; Romanos 2:4; 2 Coríntios 7:9; 2 Timóteo 2:25; etc.), ambos para a salvação. Assim, Deus faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade (Efésios 1:11; veja também Efésios 1:4-5; Tiago 1:18; Salmos 115:3 e 135:6; etc.) e concede redenção a quem Ele quer, segundo a Sua infinita misericórdia (João 1:13, 6:37; Romanos 9:15-16; Efésios 2:1-10; Tito 3:5; Tiago 1:18; etc.), sem, entretanto, desprezar a responsabilidade humana (Mateus 11:28; João 5:40; Apocalipse 22:17; etc.).

Uma vez entendido este assunto de difícil compreensão para muitos, que é a salvação (2 Pedro 3:15-16; Romanos 11:33-36), podemos afirmar que nenhum esforço humano para levar as pessoas a Cristo terá sucesso sem a suprema volição de Deus, conforme os Seus eternos propósitos. "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam." (Salmos 127:1).

O método bíblico é: "...Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15). Apenas os que crerem serão salvos (verso 16); porém a fé salvadora não é para todos, pois ninguém pode nascer pela vontade da carne, por desejo próprio: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" (João 6:44).

A tática de atrair pessoas à igreja para ouvir coisas aprazíveis e participar de um culto adocicado e festivo não encontra respaldo bíblico. O pregador não tem a função de convencer a ninguém, mas apenas de pregar o que é reto, de levar a mensagem do evangelho a toda criatura. Pregando dessa forma, crerão todos quantos estão ordenados para a vida eterna (Atos 13:48).

Autor: Marcos A. F. Martins — marcosafmartins@ig.com.br

Editor da revista "Sã Doutrina", em http://www.sadoutrina.k6.com.br/ e autor do livro O que a Bíblia Diz Sobre a Reencarnação, Editora Abba Press.

5 comentários:

Casal 20 disse...

Labareda, a tentação é grande na vida real. É mais assustador do que está escrito aí no post, pois a pressão da própria igreja é enorme. Parece que está tudo de cabeça para baixo.

Por exemplo, a exigência de mestrado e doutorados seria válida se fosse de fato uma estratégia para devolver à igreja um conhecimento que fosse eficaz e eficiente. Mas não é assim.

As próprias igrejas valorizam títulos pelos títulos apenas. Assim, a indústria do diploma, do papel invade os templos, enquanto valores como santidade, humildade e serviço estão em segundo plano.

Assusto quando vejo a igreja e líderes gastarem tanto tempo e dinheiro se "especializando" na gramática simbológica dos pardigmas neurais do Espírito Santo (rsrsrsrs).

Há doutores e mestres de fato (com e sem canudo), daqueles citados por Paulo em sua carta à Igreja em Éfeso (são dons!). Creio que devemos, sim, investir academicamente, se possível, nos que receberam tais dons, contudo a própria igreja (o povo da Igreja) tem valorizado simplesmente o status acadêmico de seus líderes.

Tudo isso é perigoso, tudo isso é a sedução da serpente...

Labareda, não sei se você já postou algo nesse sentido, mas, escrevendo o que estou escrevendo, penso que você podia postar alguma coisa sobre a "validação" dos diplomas dos seminários pelo MEC. Seminários confessionais, para conseguir a validadção de seus diplomas, têm aberto espaço para professores descrentes e ímpios, porque há uma exigência do MEC de que os seminários tenham um número x de mestres e doutores. Como não tem, seminários tem se servido de professores de fora para fechar o quadro.

Bem, nem preciso dizer que seu post foi motivador! Acho que escrevi demais.

Abraços, querido.

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Casal vinte, pura verdade: “na vida real. È mais assustador”, é muito mais! Só conseguimos verbalizar parte do problema.

É isso mesmo, tudo começa nos Seminários; é uma coisa de louco! “está tudo de cabeça para baixo”

Paulo era um dos maiores intelectuais de sua época mas, antes, vinha o poder de Deus. Ele mesmo é quem chamava a nossa atenção para isso.

Vou usar apenas um exemplo dentre muitos: John Wesley; grande status acadêmico, assim como Paulo, eles dois, por terem esse status, puderam diferenciar a importância dos dons. Agora olha para nossos líderes atuais, mal conhecem a língua portuguesa. Nunca vão saber diferenciar a sabedoria humana da sabedoria de Deus.

Para esses homens a serpente não era ficção! Mas para nossos líderes atuais a serpente é inspiração!

Cursei um dos maiores e melhores Seminários do Rio de Janeiro; havia, em tempos atrás, em média, 80 alunos por sala de aula, terminou , em sua última turma, com 8 alunos. Não tenho validação em meu diploma. Do jeito que a oferecem, não quero! Prefiro a marginalização!

Vocês acreditam que em seminários existam professores homossexuais? Até em pentecostais?

Vocês precisam escrever mais! Onde estavam? Toquem a trombeta!

Casal vinte de Deus; benção em minha vida!

Georges disse...

Como faço para colocar no meu blog, na seção de parcerias, essas pequenas fotos dos parceiros? Tenho lá um link do Labaredas e gostaria de retribuir o destaque, por isso gostaria de saber a dica.
Abs!
Paz!
Georges (Doa a quem doer)

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Georges, é sempre uma satisfação receber você por aqui. Afinal, nosso relacionamento já está indo para o terceiro ano. Fico muito honrado por fazer parte de sua seleta parceria.

Do jeito que você montou sua lista de parceiros eu não sei como colocar fotos. Mas, sempre que quero saber algo procuro ajuda no google. Não deve ser muito difícil. Vou tentar descobrir.

A Paz do Senhor!

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Georges, é sempre uma satisfação receber você por aqui. Afinal, nosso relacionamento já está indo para o terceiro ano. Fico muito honrado por fazer parte de sua seleta parceria.

Do jeito que você montou sua lista de parceiros eu não sei como colocar fotos. Mas, sempre que quero saber algo procuro ajuda no google. Não deve ser muito difícil. Vou tentar descobrir.

A Paz do Senhor!