quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

TRÊS ASPECTOS DO ESPÍRITO SANTO - Escolhidos entre outros no blog Soli Deo Glória do Rev. Paulo Sergio da Silva

Contrastes e Semelhanças

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.” 
Efésios 5:18.

A plenitude do Espírito tem uma semelhança superficial com a embriaguez. Uma pessoa embriagada está sob o poder do álcool. Ela fala e age sob a influência da bebida, perde a inibição e se torna ousada quando cheia do álcool. Assim, o indivíduo cheio do Espírito Santo também fala e age sob a influência do Espírito. Ele é governado pelo Espírito.

Mas a plenitude do Espírito Santo tem um contraste profundo com a embriaguez. O álcool é um depressivo e não um estimulante. É um ladrão de cérebro. O álcool induz a uma vida dissoluta. O Espírito traz discernimento e santidade. Se uma pessoa bêbada perde o controle, o fruto do Espírito é o domínio próprio.

Paulo condenou a embriaguez e também a ausência da plenitude do Espírito Santo. Se não estivermos cheios do Espírito Santo estaremos cheios de nós mesmos ou até mesmo cheios de pecado. Não estar cheio do Espírito é pecar contra Ele, é entristecê-Lo, é apagá-Lo, é desobedecê-Lo.

Ore

Eterno Deus, sem a plenitude do Teu Espírito a Igreja pode ter dinheiro, ricos templos e larga influência política, mas não abalará as portas do inferno. Dá-nos, oh Pai celestial, a plenitude de Teu Santo Espírito! Em nome de Jesus, amém.

VOCÊ ESTÁ CHEIO DO ESPÍRITO?


“Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.”
 Atos 2:43.

Depois que a Igreja ficou cheia do Espírito Santo, sua vida refletiu isso e o mundo foi impactado. A plenitude do Espírito foi percebida através da firmeza na doutrina dos apóstolos, do engajamento na oração, da comunhão fraternal, da adoração fervorosa e do testemunho irrepreensível.

Uma Igreja cheia do Espírito Santo tem bom testemunho dos de dentro e também dos de fora. Cresce em conhecimento e também em graça. Uma igreja cheia do Espírito Santo tem a simpatia dos homens e a aprovação de Deus. Cresce em santidade e também em número. É embaixadora de Deus na Terra e promove festa no Céu.

Muitos crentes têm o Espírito Santo, mas não estão cheios dEle. Uma coisa é ser habitado pelo Espírito Santo, outra é transbordar do Espírito. Uma coisa é ter o Espírito residente, outra é tê-Lo presidente. Todos aqueles que crêem têm o Espírito Santo, mas nem todos estão cheios do Espírito Santo. Não basta ser habitado pelo Espírito, precisamos ser cheios do Espírito.

Ore

Querido Deus, a expressa vontade do Senhor para mim é uma vida abundante, produzida pelo preenchimento com o Espírito Santo. Enche-me, pois, com o teu Espírito. Em Cristo Jesus, amém.

A IGREJA PRECISA DO ESPÍRITO
  

“Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.” 
Lucas 24:49.

 Não há Igreja sem a presença e a ação do Espírito Santo. Ninguém pode ser convertido ou transformado à imagem de Cristo sem o trabalho do Espírito Santo.

Jesus determinou aos discípulos não saírem de Jerusalém até que recebessem a promessa do Pai, o batismo com o Espírito Santo. Esse batismo seria também um revestimento de poder.

Os discípulos, ainda influenciados por uma visão provinciana e política do Reino de Deus, perguntaram a Jesus se seria nessa época que o Reino seria restaurado a Israel. Jesus, por sua vez, não alimenta as ideias messiânicas distorcidas deles e retoma o tema da promessa do Espírito, discorrendo acerca de sua indispensabilidade para a saúde espiritual da comunidade cristã.

A Igreja precisa do Espírito Santo, pois sem a presença dEle, as mentiras dos asseclas do diabo prevalecerão e robustecerão o coração já endurecido dos homens. Mas o Espírito da verdade é quem nos guia a toda a verdade (Jo 16:3).

Ore

Sopra sobre mim o Teu doce Espírito, ó majestoso Deus! Traz verdade e vida sobre a minha alma. Ergue e vivifica o meu coração irradiando nele a luz do teu resplendor. Em Jesus, amém.
REV. PAULO SERGIO DA SILVA

Você pode se alimentar bem, com textos como esses, diariamente aqui no Soli Deo Glória

9 comentários:

*Nascida do Coração de Deus* disse...

Na Paz de DEus.
Edificante seu blog, já estou seguindo, visite o meu e me siga também.
nascidadocoracadeus.blogspot.com
Na Paz

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Fabi obrigado, volte sempre e comente.

Na Paz!

*Nascida do Coração de Deus* disse...

Paz
Muito obrigada por sua visita..estou seguindo seus dois blogs, ficarei feliz se vc me seguir tabem.
NA PAz

Casal 20 disse...

Uau! Labareda, eu estava precisando mesmo desses textos. Foram bálsamo, meu amigo.

Mal retornamos para casa e o "bicho" já abriu a boca dele para querer nos engolir. Estava meio triste, daí abri essa sua casa e que benção, meu irmão, fui banhado pelo óleo santo do Espírito.

Obrigado e que seu blog continue a ser essa casa confortadora.

Abraços sempre afetuosos.

PS - Fiz todas as orações finais com sede. Obrigado, mais uma vez!

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

“E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu filho, que clama : Aba , Pai.” Gl 4.6

Uma das tarefas do Espírito Santo é criar no filho de Deus a convicção da filiação e do amor filial que o leva a conhecer a Deus como Pai

O termo “Aba” é aramaico e significa “Pai”. Era a palavra que Jesus empregava quando se referia ao Pai celestial. A combinação da palavra aramaica Abba com a palavra grega que significa “Pai” (Gr. pater), expressa a grande intimidade, a profunda emoção, o anelo, o afeto e a confiança mediante os quais o Espírito Santo nos leva a clamar a Deus. (confira Mc 14.36; Rm 8.15,26,27). Dois sinais determinantes da obra do Espírito Santo dentro de nós são o nosso apelo espontâneo a Deus como “Pai” e a nossa obediência espontânea a Jesus como “Senhor”. (nota da BEP)

Queridos irmãos Casal 20, Deus me deu um maior entendimento através de ter vocês chamado meu blog de “casa”; “a convicção da filiação e do amor filial”. Sendo assim, não deixem de visitar a casa do Rev Paulo Sergio da Silva o blog Soli Deo Glória. Deus tem mais coisas para nos galardoar.

Paulo Sergio Visotcky disse...

Graça e paz Labareda e irmãos! Esses textos foram extraídos do site Cada Dia e são de autoria do Rev. Hernandes Dia Lopes. Grande abraço e que Deus abençoe a todos.

Casal 20 disse...

Labareda, sabe, é tanta gente abrindo caminho novo à foice que eu tenho ficado assustado. Gosto do lastro histórico, gosto da verdade pura e simples que saiu repetida tantas vezes da boca de Jesus, de Paulo, Pedro, Agostinho, Lutero, etc.

Creio, verdadeiramente, que temos responsabilidade com aquilo que proferimos. A verdade é pura e simples, mas não é fácil. Se fosse fácil não teriam tantos morrido por causa do evangelho, mártires que derramaram seu sangue porque declararam que a Bíblia é a Palavra de Deus!

Fiquei feliz em saber que os textos eram do Rev. Hernandes. Logo pensei nas heresias de Billy Graham. Há uma diferença entre pregadores que querem causar impacto nos auditórios e os que querem ser impactados pelo poder do ES.

Fico com o segundo grupo.

Mais uma vez, obrigado pelo bálsamo.

Parabéns pelo post.

Pastor Jorge Castilho disse...

que bom encontrar um blog que gosta de falar a verdade, parabens estou seguindo vc, Deus te abencoe muito.

http://www.jfcastilho.blogspot.com/

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Pastor Jorge Castilho, fico feliz que o meu blog o tenha agradado.
Não consigo visualizar seus avatares; estou com problemas no "seguidores", peço a paciência dos últimos que passaram a seguir meu blog. Logo que normalizar irei tornar recíproca a confiança de todos.