sábado, 28 de janeiro de 2012

LÍNGUAS ESTRANHAS - “…o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus”

O dom de línguas estranhas é igual ao dom de profecias: “para que a igreja receba a edificação”

Sim, é isso mesmo! O dom de línguas estranhas, com interpretação, é igual ao dom de profecia. Ou não?

“Porque o que fala língua estranha não fala aos homens...”. Então, não pode estar falando uma língua idiomática. Pois, se assim fosse, alguém (homem) entenderia.

“...se não a Deus; porque ninguém o entende...”. Somente Deus entende. Nem a própria pessoa que está falando entende.

“...e em espírito fala em mistérios” Deus, pode, revelar seus mistérios a quem Ele queira. Somente saberá, a própria pessoa que fala, o significado, se o Espírito Santo revelar ao seu próprio espírito. Poderá também, essa revelação, ser dada a outra pessoa. Tudo para a edificação.

“...edifica-se a si mesmo”. Falar línguas estranhas, mesmo sem interpretação, acrescenta fé, e acrescenta vida espiritual.

“E eu quero que todos vós faleis línguas estranhas...”. O Apostolo Paulo aprova, mesmo sem interpretação, os crentes, falarem línguas estranhas

“...a não ser que também interprete”. Falar em línguas estranhas no culto não contribui em nada para a edificação da igreja; a não ser que interprete, poi se houver interpretação esse dom se iguala ao dom de profecia. “para que a igreja receba edificação”.

“...porque estarei como que falando ao ar”. Quem pronuncia línguas idiomáticas não está falando ao ar; haverá pessoas que entenderão.

“...tanta espécie de vozes no mundo”. Línguas idiomáticas! Aqui sim, Paulo está se referindo a elas.

“nenhuma delas é sem significação”. Nenhum idioma é sem significação, nenhum idioma fala somente a Deus, nenhum idioma fala “em mistérios”.

“...procurai sobejar neles”. Devemos desejar sermos superabundante quando se trata de dons do Espírito Santo. Não nos faltar nenhum! “para a edificação da igreja”

“Pelo que, o que fala língua estranha, ore para que a possa interpretar”. Se línguas estranhas fosse línguas idiomáticas, o estudo intelectual seria o necessário e não a oração.

“se eu orar em língua estranha, o meu espírito ora bem”. “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

“Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.” A Bíblia ensina a não somente orar, mas também cantar com língua estranha.

“Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos”. Será que Paulo poderia julgar a capacidade intelectual de todos em Coríntios?

[alguns interpretam este versículo afirmando que Paulo falava mais línguas aprendidas do que os coríntios. Essa interpretação é incorreta, porque a palavra “mais” (grego mallon) não é um adjetivo modificando o substantivo “línguas”, mas um adverbio de intensidade modificando o verbo “falar”. Sendo assim, Paulo não disse “falo em mais línguas”, mas sim, “falo em línguas mais (isto é, mais frequentemente) do que todos vós] BEP.

“Que fareis, pois, irmãos?”

“...Quando vos ajuntais, cada um tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para a edificação. E, se alguém falar língua estranha, faça-se isso por dois ou, quando muito, três, e por sua vez, e haja intérprete. Mas, se não houver interprete, esteja calado na igreja e fale consigo mesmo e com Deus.”

“Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor... ...Portanto irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas.”

Portanto, a Bíblia ensina a procurar com dedicação e diligência o dom de profecia concedido pelo Espírito Santo e a não proibir o dom de línguas. São mandamentos de Jesus Cristo.

Porque MUITOS insistem em desobedecer os mandamentos do Senhor?

28 comentários:

Lúcy Jorge disse...

Seu blog é uma benção.
Como é bom encontrar mensagens e ter a oportunidade de contemplar as verdades contidas nas Escrituras Sagradas aqui no seu espaço.
Parabéns!

Estou com saudades!!!
Te espero no meu espaço, fique a vontade para comentar e se gostar será uma honra tê-lo como seguidor. Em breve retornarei a visita.

http://frutodoespirito9.blogspot.com/

Em Cristo,

***Lucy***


P.S. Conheci um blog que tem mensagens interessantes e atuais. Vale a pena conferir e deixar seu comentário.

http://discipulodecristo7.blogspot.com/

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Lucy in the sky... com frutos, muito obrigado pelos elogios. Pelo que me consta sou seu seguidor ja à tempos. Ainda tenho seu blog em minha lista de indicados.

Continue dando esses frutos!

O fato de eu não estar fazendo comentários é a falta de tempo. Naõ gosto de comentar superficialmente.

Deus te abençoe!

Unknown disse...

A PAZ DE CRISTO IRMÃO,

ENTENDO QUE AS PALAVRAS "LINGUAS ESTRANHAS", NÃO SÃO MENSIONADAS NA BÍBLIA CONCEITUANDO O DOM DO ESPÍRITO SANTO "FALAR NOUTRAS LÍNGUAS". POIS QUANDO A BÍBLIA EXPRESSA AS PALAVRAS "LÍNGUAS ESTRANHAS" ESTÁ FALANDO NO SENTIDO IDIOMÁTICO.

PESSO PERDÃO PELAS LETRAS MAIÚSCULAS, ESTOU COM UM PROBLEMA NO MEU TECLADO.

GOSTO DE SEU BLOG, INCLUSIVE SIGO E INDICO NA MINHA LISTA DE BLOG.

EM CRISTO.

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

A Paz do Senhor João.

Irmão, leia todo o contexto; comece no capítulo 12 de 1 Coríntios e vá até o 14; releia e medite. É necessário que se busque fundamento baseado nas palavras de Paulo. É bem claro neste contexto que se está falando sobre os “dons espirituais”; veja o título dado ao cap. 12: “Acerca da diversidade de dons”; e o do cap. 14: “O dom de profecia é superior ao de línguas”.

“Porque o que fala língua estranha não fala aos homens...”. Então, não pode ser uma língua idiomática; línguas idiomáticas sempre haverá alguém que a conhecerá,; pessoas que usam o tal idioma o compreenderão. Não estou dizendo, com isso, que em certo momento pessoas podem entende-las como seu próprio idioma. Assim aconteceu no dia de Pentecoste.

Que Deus lhe de um melhor entendimento. Acima do que eu tento demonstrar.

Glahmarie disse...

TEM GENTE Q NAO SABE INTERPRETAR A BIBLIA, VAI ATRAS DE HOMEM. A LINGUA ESTRANHA SO DEUS ENTENDE, IDIOMAS O HOMEM ENTENDE, SE EU FOR PRO JAPAO E FALAR JAPONES OS HOMENS VAO ENTENDER, AGORA SE EU FALAR LINGUA ESTRANHA SO DEUS ENTENDE, HOMEM NAO ENTENDE, QNDO FALAMOS LINGUAS ESTRANHAS FALAMOS EM MISTERIOS, ENTAO MISTERIO É ALGO Q NINGUEM ENTENDE SO DEUS. HA UMA DIFERENÇA ENTRE VARIEDADES DE LINGUAS E LINGUAS ESTRANHAS, EXISTE IDIOMA E LINGUA ESTRANHA, A VARIEDADE DE LINGUAS SAO IDIOMAS, E A LINGUA ESTRANHA É O MISTERIO DE DEUS, QUE SO O SENHOR ENTENDE E NAO OS HOMENS. VAMOS APRENDER COM O ESPIRITO SANTO E NAO COM OS HOMENS.
QUERO PARABENIZAR O AUTOR DO BOLG, SO CONFIRMOU MEU ENTENDIMENTO, O CRENTE TEM Q SER PENTECOSTAL E NAO FRIOS IGUAL GELADEIRA... TEM Q TER GLORIA DEUS E ALELUIAS... E LINGUAS ESTRANHAS, TEM QUE TER FOGO SANTO PRA DEUS OPERAR...
GLORIA A DEUS....

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

As Escrituras divinamente inspiradas são compreendidas pelos crentes espirituais, à medida que eles examinam o seu conteúdo pela iluminação do Espirito Santo:

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo?
Mas nós temos a mente de Cristo.” (1 Co 2.14-16).

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

As Escrituras divinamente inspiradas são compreendidas pelos crentes espirituais, à medida que eles examinam o seu conteúdo pela iluminação do Espirito Santo:

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo?
Mas nós temos a mente de Cristo.” (1 Co 2.14-16).

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

A chave do Cap. 14 é edificação; “faça-se tudo para edificação” (v.26). Tudo, até as manifestações carnais, que edificam, são válidas.
Está bem claro que na igreja de Corinto havia muito crente com vontade de “aparecer”. Isso gerava um culto sem disciplina, em um ambiente com uma carnalidade excessiva e até imoralidades. O viver em santidade não ocupava, nas mentes, o seu devido lugar. Até aqui, a igreja de hoje está como a de Corinto; a diferença é que havia, lá, um excesso de ministério; hoje a falta.

Está bem claro a importância de haver quem interprete línguas. Hoje desapareceu esse Dom. Se estivéssemos seguindo os conselhos de Paulo evitaríamos essas manifestações carnais(neo pentecostais) que desacreditam as manifestações espirituais (pentecostais) dos dons concedidos pelo Espírito Santo.

Casal 20 disse...

Sobre seu comentário lá no Casal 20:

Labareda, acho que entendi, mas eu gostaria que você desenvolvesse mais sobre isso. Você já escreveu alguma coisa nesse sentido? Ou conhece algum texto que aborde isso? Porque eu posso publicar aqui. Acho importante aprofundar mais isso que você está dizendo.

Abraços sempre afetuosos,

Fábio.

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Casal 20, vocês poderiam publicar: http://ministroslabaredasdefogo.blogspot.com/2010/04/um-pouco-alem-do-obvio.html. Seria muito gratificante.

Esse artigo acima, aborda apenas parte do plano de tornar a pedofilia aceitável; como fizeram com o homossexualismo. O fim, é que o desejo de sexo com crianças, meninos e meninas, desde bebês até os 12 anos sejam aceitos como uma orientação sexual. Pode parecer exagero mas, vejam os casos descobertos na Internet. A coisa é mesmo do diabo!

Eu preciso de um tempo para uma pesquisa, onde eu possa achar alguns artigos, que eu já li, que fundamentariam essa segunda abordagem. O problema é a falta de tempo. Estou passando por tribulações terríveis; peço suas orações.

Felipe da Mata disse...

vc tem que ler mais a biblia Paulo não esta apoiando um Dom de falar numa lingua que ninguem entende e sim citando o dom falso que era praticado por adoradores de Deuses pagãos. O proprio vesiculo se contradiz “Porque o que fala língua estranha não fala aos homens...”. Veja o fenômeno do pentecostes em atos 2 onde diz todos ouviram falar das grandezas de Deus, eles falavam linguas estranhas (outros Idiomas) Leia o batismo de cornelio Atos 10:43,44,45 todos entenderam Leia 1Corinthios cap12:v7 a a manifestação do espirito santo é dada a cada um para oque for util. Qual utilidade tem você falar uma língua quee nem mesmo você entende quando Paulo escreve ``oque fala Língua estranha só edifica a sí mesmo´´ é mais doque verdade porque aquela pessoa quer apenas ser elogiada mostrando que supostamente por falar numa Língua que nínguem entende ela é abençoada por Deus ou seja ta na Igreja pra se amostrar pra aparecer
veja como Paulo diminui quem fala Línguas estranhas dizendo: ``O que profetiza edifica a Igreja´´ pq ? pq todos entendem ai a continuação ``A não ser que também. interprete´´. Veja como Paulo faz um desafio se vc fala numa Língua que só Deus entende, entende oq ? entende pq vc ta fazendo isso, então interprete veja no vesiculo 19 Paulo fala:
Todavia prefiro eu falar 5 palavras que eu entenda para que possa ensinar outros doque 10 mil em Língua desconhecida, mais uma contradição ao versiculo 2 que supostamente apoiaria o falso dom de línguas mas se Paulo escreve em 1co 12:7 ``a Diversidade de Dons mas o espírito é o mesmo´´ pq Paulo iria diminuir um dos dons se a Operação vem do mesmo espiríto ? resposta: No vesico 2 de 1co cap 14 paulo esta citando o falso dom de Línguas e no resto dos vesiculos instruindo oque são e como usar os dons.
Ultima contradição ao vesiculo 2 do cap 14:

1Co vesículo 7,8,9

da mesma sorte se as coisas inanimadas que fazem som seja flauta seja cítara, não formarem sons distintos, como se entendera oque se toca com a flauta e a cítara ?
Por que se a Trombeta der sonido incerto quem se preparará para batalha?
Assim também vós,se com a língua,não pronuciardes palavras entendiveis, como se entenderá oque se diz ? porque estareis como que falando ao àr.

Anônimo disse...

Ao meu ver Paulo diz q não deve-se proibir falar em linguas... E fala q deve-se falar em linguas apenas quando estar falando com Deus ou seja em oração e não em assembleia ou falar em assembleia apenas quando há um interprete para q os ouvintes possam entender o q esta sendo dito, caso contrario ele diz "prefiro falar 5 palavras com inteligencia do q 10 mil em linguas estranhas..." isso ele diz quando esta em assembleia.. Pois de nada valerá para os ouvintes 10 mil palavras não entendidas...
Paulo não diminui quem fala em linguas apenas ensina como usar o dom de maneira correta ou seja para edificar a si mzm, diz a palavra q quem tem o dom de linguas edifica a si mzm... Portanto deve-se usar apenas para isso.

Anônimo disse...

Lehal,amei,caros irmãos.QUe a paz do senhor esteja conosco.

Anônimo disse...

Porque o que fala língua estranha não fala aos homens senão a deus porque ninguém entende o espirito fala em mistérios percebe aqui que ninguém que esta ao teu lado entende o que tu falas em línguas, porque e uma conversa entre teu espirito com deus veja também que Paulo fala , o que fala em línguas estranhas edifica a si mesmo ou seja da mais força e mais capacidade para que a pessoa possa pregar o evangelho de cristo não edificando o próximo mais a si mesmo mais o que importa e edificar alguém sendo o próximo como a ti também porem Paulo fala que o dom de profecia e maior que o de línguas porque a profecia não edifica um e sim a igreja enquanto falar em línguas edifica a si próprio mais ai tem uma diferença que alguns evangélicos caracterizam falar em línguas e falar em mistério,falar em línguas e teu espirito com deus você pode falar em línguas baixo porque e so teu espirito com deus mas falar em mistério e falar com a igreja em forma de língua neste caso o certo e ter interprete mas este dom parece que desapareceu bom por ultimo Paulo fala que não pode proibir de falar em línguas neste caso você pode falar mas se e so você com deus não precisa que ninguém fique sabendo a não ser que seja mistério ai e pra edificação da igreja e o correto seria ter interprete GOSTEI MUITO DO SITE E MEUS PARABENS OTIMO SITE .

belymania disse...

É por isso que o evangelho esta como esta só destorcem as palavras, lamentável. Paulo faz uma suposição que falasse as linguás dos anjos, os exegéticos de escola dominical, fala que Paulo que falava as linguás dos anjos. Lamentável.

Unknown disse...

Amém

Unknown disse...

Amém

Unknown disse...

Amém

Unknown disse...

Amém

Unknown disse...

Nada haver com que quer dizer o texto bíblico... Leia a bíblia comparando atos 2 e 1 corintianos 14. ...capítulos inteiro... Veja que foi cada um com sua própria língua... La existia gregos... Asiáticos.... Bárbaros etc... Mesma coisa em 1 coríntios la ensina o uso... Veja.. Sou do Japão falo japonês alguém entende se eu for em alguma igreja de vcs... Não só se alguém interpretar... Bom mais e se não tiver quem interprete e eu não souber fala em português... Que está entendendo Deus... Então só estou me edificando só eu e Deus... Mais e a igreja... Qual edificação nenhuma pq? Palavras ao vento.. Ninguém entende.... Mais minhas palavras tem pronúncia... Sou japonês e falo japonês Deus pode fazer que eu fale o português??? Sim como... Espírito Santo... Dom de línguas... aí quem vai entender a igreja.. O evangelho será pregado e todos serão edificado... Que Deus abençoe vcs... Estudem a bíblia e seus contextos... Sempre a um texto paralelo... Reflita... Busque a verdade ela liberta

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Julio César “Porque o que fala língua estranha não fala aos homens...”. Então, não pode estar falando uma língua idiomática. Pois, se assim fosse, alguém (homem) entenderia.

“...se não a Deus; porque ninguém o entende...”. Somente Deus entende. Nem a própria pessoa que está falando, entende.

Antes de estudar a Bíblia você deveria estudar um pouco mais a língua portuguesa; assim você interpretaria melhor o texto e poderia escrever de uma maneira que pudesse ser entendido.

Pri disse...

Ctz!
Se estou no Brasil, participando de uma igreja brasileira que todos falam português, por que o Espírito Santo vai me dar uma língua Francesa para falar?
Por quê o que fala em linguas fala a Deus e ninguém entende, pq não é uma lingua a ser entendida, mas só Deus sabe

Anônimo disse...

Concordo Labareda.. vamos estudar o português !!!

Anônimo disse...

Labareda gostei do seu texto mais ainda estou confusa com alguns pontos.
Em minha opinião a igreja é o lugar onde vamos para nos edificar na palavra do senhor , assim sendo que , se alguém se levanta e começa a falar em "línguas estranhas" ela esta edificando a si própria e não a igreja como um todo, sendo assim "desnecessário" ela ter falado , pois foi só pra ela a palavra, assim as vezes até atrapalhando o culto.
E uma vez aconteceu de na minha igreja se levantar uma senhora e ela começou a falar em língua e todos diziam amém e amém ,e nesse culto tinha um visitante de origem africana que traduziu o que ela disse , e mal sabiam essas pessoas que ela estava falando " amaldiçoado seja o nome de Jesus" enquanto todos diziam amém , não estou falando que todos os que falam em línguas estão amaldiçoando ou algo do tipo só estou falando que temos que tomar cuidado pois pode ser que de vez de ser o Espírito Santo naquela pessoa pode ser o espírito maliguino tentando difamar o nome de Jesus sem que a gente saiba e às vezes acabamamos dizendo amém .

Seu texto foi ótimo , só que devemos tomar cuidado pois o que parece nem sempre é.

Unknown disse...

Muito bom essa palavra baseada na biblia, mas eu quero entender onde eh q fica a lingua dos anjos....?
Um abraço...

Unknown disse...

Amem... Muito bom esse estudo, mas eu quero compreender onde fica e oq seria a lingua dos anjos?

Unknown disse...

Muito boa a sua publicação amigo, acrescentou muito em minha vida, agora o que as pessoas não consegue entender é que a uma ordem Espiritual nas palavras escritas em atos 2 - 1° eles receberam línguas de fogo - 2° foram cheios do Espírito Santo e 3° começaram a falar em outras línguas. Em atos 10 no episódio de Cornélio, primeiro eles receberam o Espírito Santo depois falaram em outras línguas. Agora em Atos 19.6 explica tudo, primeiro eles receberem o Espírito Santo falaram em línguas estranhas e depois profetizaram. Isso quer dizer falaram a língua que somente Deus conhece depois receberam interpretação e começaram a profetizar de forma que as pessoas entendesse.

Unknown disse...

Irmãos cuidado com a má interpretação. vale ver que "linguas estranhas" apareceu em algumas tradições porem vem em italico para dizer que aquela palavra não tem tradução no original. o termo usado nessa passagem que se usa tanto para justifica tal coisa e glossa, que quer dizer idioma de nações. SIM e apenas linguas existentes que tambem o mesmo glossa é usado em atos 2. ainda em Coríntios nessa passagem o verbo usado "falar" e laleo que tbm significa idioma humano. Nenhum anjo ao aparecer a alguem na biblia disse algum labaxuria e sim idiomas humanos. Sejamos mais atentos e não se deixem levar por êxtase ou emoções. A paz a todos