quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Pais e Filhos 3 - Os pais precisam integrar o ensino bíblico a cada atividade doméstica diária.

"E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te".
Durante as refeições o pai deve dirigir a conversação teologicamente. Eventos atuais, sejam notícias do dia ou uma moda passageira, podem ser discutidos de uma perspectiva bíblica. Questões podem ser feitas a respeito do treinamento escolar ou bíblico pessoal. Maridos e esposas podem discutir doutrina e analisar os debates teológicos atuais na comunidade cristã. As crianças devem ter uma paixão diária por Deus e pela teologia. Limpando o jardim ou fazendo tarefas ao ar livre, as maravilhas e a beleza da criação de Deus deveriam ser um tópico frequente. Também é fundamental discutir a importância do trabalho cristão ético. Quando a família assiste a um programa de televisão ou filme, os pais podem discutir o tema, mensagem e visão de mundo presente em um determinado programa a partir de uma perspectiva cristã.
Se o pai não tem o hábito de integrar ensino bíblico a cada atividade secular diária (como fazer compras de supermercado com as crianças) então ele deve pensar de antemão nas discussões, comentários e perguntas que poderia fazer. Os pais precisam trabalhar nessa integração teológica até que ela se torne natural e costumeira. Se está procurando ideias nesta área o livro de Provérbios é ideal. Os Provérbios estão cheios de aplicações e advertências da lei de Deus – em declarações curtas, boas de memorizar, e tomadas da vida cotidiana.

Se os pais forem fazer o papel fundamental em integrar ensino bíblico à vida de seus filhos, então eles têm a responsabilidade de organizar suas vidas de tal maneira que tenham tempo adequado para gastar com seus filhos. Isso significa que as crianças devem ter prioridade sobre coisas matérias tais como possuir um carro novo, férias que custem caro, roupas caprichosas e assim por diante. Não há nada de errado em ter boas coisas desde que não se negligencie os próprios filhos para tê-las. Um pai tem dois empregos e nunca está em casa porque quer comprar o último modelo de um carro de passeio está claramente violando a Escritura. E também, sob circunstâncias normais (em uma casa com pai e mãe) as mães devem estar no lar com as crianças. A moderna ideia feminista de que as mães precisam trabalhar fora de casa em uma loja, escritório ou fábrica para terem verdadeira realização é uma tolice satânica. As mães que colocam seus filhos em uma creche por causa de sua carreira, ou para manter um estilo de vida de classe alta são egocêntricas e materialistas. Além do mais, quando os maridos estão em casa, eles não devem gastar todo o seu tempo livre com os amigos ou na frente da televisão. Eles devem gastar tempo com os filhos, disciplinando-os. Depois de um dia de trabalho duro, o sofá e a televisão são muito convidativos. Porém, os pais têm um alto chamado, que é o dever dado por Deus para engajar seus filhos em conversão piedosa. Muitos pais cristãos terão de responder a Deus por desperdiçar anos de oportunidade para obedecer a Deuteronômio 6: 7  

"E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te".
 (fonte: The Christian Family Cap 4 Copyrigt c 2000 Brian Schwertley)


2 comentários:

Evanir disse...

Como estava um pouco afastada estou tentando voltar aos poucos
novamente tentando digerir o desconforto que estou passando no momento.
Eu não posso parar muito menos desistir de lutar como sempre fiz.
E a amizade nos da força sempre para continuar nossa jornada.
Nessa rapida visite convido você a ler minha postagem
também dizer se gostou do novo visual da nossa Viagem.
Lindo final beijos no coração,Evanir.

Graça Pereira disse...

Educar um filho...é também fazer crescer a sua alma no caminho de fé!
Beijo
Graça