sábado, 8 de maio de 2010

TEÓFHILO NOTURNO: A VOLTA DOS TRAPALHÕES!

"repreende ao sábio, e aprenderá conhecimento" (Provérbios de Salomão)

"Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não tem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que não se atirem a ti." (Sl 32.9)


Peço desculpas aos leitores pela maneira apressada que faço esse post.

Não tenho tido muito tempo para tal mas a urgência do momento (as mentiras e agressões a minha pessoa ) me obriga a fazer assim.

Teófhilo:
“queria concluir essa postagem (que seria curta) com um desagravo”

A verdade:
O motivo dessa postagem é aparentemente uma tentativa do Teófilo de retirar de si o rótulo de Cessacionista que muito corretamente o caracteriza pelas suas próprias palavras. Primeiro ele precisa saber porque é um Cessacionista; para depois perguntar o antônimo dessa palavra.
http://teophilo.blogspot.com/2009/06/legiao-de-energumenos.html

Com esse comentário o Teófilo começou a sua agressão a minha pessoa e me convida ao seu blog.


Creio que fazer na conclusão, um “desagravo” que ele tenta passar como sendo “por acaso” a oportunidade para tal, não é verdade que seja assim; “o desagravo” é o primeiro motivo para ele fazer essa postagem. O Teófilo usa essa pífia tentativa de retirar esse rótulo de Cessacionista mas, o que mais lhe interessa é uma reparação. Qualquer um que conhecer os fatos desde o início, chegará a essa óbvia realidade.

Teófhilo:
“Ontem tomei conhecimento”

A verdade:
O comentário que ele se refere foi feito em 13/11/2009 e só ontem ele tomou conhecimento?

Teófhilo:
“homem que parece ter vindo a internet para ser meu detrator


a verdade:
“... O "Bola de Fogo"... você está precisando rever sua Bíblia! Tem mais respostas para você lá no meu blog em:

Teófhilo:
“e ele, através de um genial raciocínio, quis direcionar aquelas palavras como se houvessem sido por mim enviadas”

A verdade:
Está no comentário para quem quiser ler; não é preciso um genial raciocínio para entender! Agora só com um raciocínio idiota é que se chega a essa conclusão do Teófilo! Ou uma cumplicidade que o acusa. Veja apenas a frase que provocou esse raciocínio do Teófilo “pelo menos já descobri a quadrilha desse subversivo” estas foram minhas insinuações a respeito da identidade do anônimo Mario Bentes (aliás esse nunca mais apareceu, será que ele existe?)

O mais importante, para corroborar seu raciocínio, o texto do comentário, o Teófilo não mostra.

Teófhilo:
“caro sevo do diabo, o que tenho para dizer, digo na cara e sem muitos rodeios”

A verdade:
A meses o Teófilo fica rodeando e não fala do que tem que falar. Isso, é devido a eu ter aceito o desafio que ele me fez e ter ido ao seu blog e dizer-lhe “na cara e sem muitos rodeios” tudo que eu creio.

Tenho que interromper nesse momento pois preciso sair. Volto logo!
VOLTEI sem o mínimo de prazer; mas, como já disse, sou obrigado a faze-lo porque o Teófilo, uma pessoa extremamente vaidosa, teima em levar as coisas para o lado pessoal.

Teófhilo:
“se tivesse algo a dizer contra o pastor Ciro

A verdade:
O Teófhilo não tem coragem de dizer ao pr Ciro, nem diretamente a qualquer um autentico pentecostal, o que ele crê: “toda atividade pentecostal é porta para demônios, satanismo!”

Eu tive essa coragem diante dos ensinos que o Teófhilo propaga, indo diretamente (com sua permissão em forma de convite) em seu blog.

Teófhilo:
“Como prova”

A verdade:
Prova de que? Ele parece confundir o termo Teófhilo! Sua palavra é a verdade?

Teóhilo:
“na tentativa de causar atrito entre o pastor Ciro Sanches Zibordi e minha pessoa”

A verdade:
Tudo isso não passa de rodeios para não ir direto ao que interessa; os ensinos do pastor Ciro citados por mim, em conflito com os do Teo.

Teófhilo:
“coisa que esse sagaz servo de satanás vem tentando fazer desde que iniciou seu ‘ministério’ virtual”

A verdade:
Não considero meu blog como um ministério, coisa que o Teófhilo tenta fazer do dele, já que não consegue pôr verdadeiramente “a mão no arado” realmente! Esse papo de ministério virtual é só para quem não consegue ter um ministério real!

Sempre ficou bem claro que iniciei o “Ministros Labaredas de Fogo” para poder fazer uma crítica às idéias e não a pessoas. No meu primeiro blog “A Boa Milícia da Fé” recebi diversos elogios do Teófhilo e de seus amigos, que ele diz serem também perseguidos por mim, e até no “Labaredas” o Danilo do Genizah iniciou uma parceria e até corroborou uma matéria minha com um comentário chamando a atitude do Caio como “idiotice” (apagada pelo autor mas salva por mim) http://ministroslabaredasdefogo.blogspot.com/2009/06/caio-fabio-inaugurou-uma-nova-era-no.html

Depois de algumas críticas minhas aos textos do Caio Fábio passei a ser ofendido, chamado de endemoninhado entre outras baixarias. Vejam um dos comentários réplica da época:


Labaredas de Fogo disse:

“ Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça” (Jo 7.24)

Sempre afirmei, que desde o início, quando criei o “Labaredas de Fogo” tive a intenção de dar a ele a identificação de um crente pentecostal e não uma referência ao Paulo Machado. O fiz assim, criando um “personagem” para provocar esse tipo de debate que agora estamos vivendo: os que julgam os verdadeiros pentecostais pelas aparências esquecendo de julgar segundo a reta justiça!

Fiz isso para tentar ajudar a mudar esse grande equívoco que está se alastrando como “fogo estranho” em nosso meio. Pois assim o “Labaredas de Fogo” foi julgado desde o início, pelos que precisam entender esse erro que estão aceitando e propagando! chamado de endemoniado, caluniador, paranóico, possesso por legiões de demônios pelo Teo e outros comentaristas amigos dele.

O Teóphilo em sua defesa, na sua última postagem, “Guerra aos Pentecostais...” ao meu ver, tenta num jogo de palavras tirar o foco do que importa e dissimular do que fez, tenta transferir para mim a citação do artigo que ele fez, para corroborar o ensino errado que ele propaga; diz que não usou a palavra “pentecostal” mas, está claro no seu texto, a associação que faz do exercício dos Dons Espirituais, com o artigo que diz: “Amigo, se você está envolvido, em qualquer atividade pentecostal, reconheça-a como o satanismo que realmente é”.

O Teóphilo precisa esclarecer, primeiramente, que ele é um “cessacionista” isto é, não crê na manifestação dos Dons Espirituais nos dias de hoje, para ele, conforme seu artigo “Cronologia”, estes dons, cessaram nos tempos dos Apóstolos, e não mais acontecem em nossos dias.

Derivando daí esse seu entendimento errado que propaga mas, não esta o admitindo depois de tê-lo tão claramente combatido!

É fácil escrever sobre pessoas como o Bono Vox ou Rick Waren, como muito bem o fez o Teóphilo Noturno. Escrever sobre doutrinas bíblicas já é outra coisa, não podemos emitir opiniões pessoais, mas sim o que a Bíblia diz; é entender o que Deus fala a respeito dos assuntos que ele trata em cada texto escrito por homens inspirados pelo sEu Espírito!

Sei que o que vou falar agora irá desagradar até alguns que concordam comigo mas, preciso fazê-lo: O GRANDE PROBLEMA É QUE MUITOS NÃO TEM DISCUTIDO OS TEMAS COMO SE DEVE FAZER MAS, DESVIAM O FOCO PARA AS PESSOAS!

O Teo fala em dois lados e define um dos lados como aqueles que estão contra as denominações criadas pelos homens. Será isso uma referência ao pentecostalismo?


O Teo continua: “Não posso mentir e fingir que os rituais mencionados em ‘Legião de Energúmenos’ não tiveram sua origem no movimento pentecostal”.

Ora está bem claro, nessa afirmação, que o Teo confunde “movimento pentecostal” com a Doutrina Bíblica Pentecostal!

Continua com uma afirmação catastrófica; “Não estou, dessa forma, condenando todos os pentecostais e nem todos os batistas, pois se tais movimentos não tivessem seu início lá, sem dúvida seriam inventados em outros locais, pois são imprescindíveis para o quadro bíblico do final dos tempos”

Bem, eu não posso querer ser o “paladino da justiça” é preciso que os pentecostais e os batistas falem sobre essa afirmação ou deixem suas denominações e se juntem ao único que detem a verdade: Teóphilo Noturno!

Pastor Ciro Zibordi e pastor Newton Carpintero e um grande número de pentecostais vocês são uns “bananas”?

uma “faisquinha” está os dividindo e conquistando-os?
O Teóphilo afirma a meu respeito: “Já mencionei que as técnicas do inimigo são baseadas em ‘dividir e conquistar’e está não é a primeira vez que este sórdido agente de satanás tenta criar um confronto entre mim e o pastor Ciro Zibordi e, dessa vez, tentou ainda envolver o pastor Newton Carpintero e um grande número de pentecostais!”.

Está bem claro nas minhas postagens, qualquer um pode ver, que, se eu quis criar um confronto, pode até ser visto assim! Esse confronto é entre os ensinos do pastor Ciro Zibordi e os ensinos do Teóphilo Noturno,; nunca entre as duas pessoas!

Mas é isso que o Teo está querendo falsificar!

Em relação ao pastor Newton Carpintero esse dois comentários, feitos pelo próprio pastor, antes de se quer nos conhecermos! provam que, primeiro: o pr Newton defende o meu direito e a intenção da minha crítica! E, segundo: o pr Newton é quem primeiro me procurou!

Leiam os comentários do pr. Newtow:

Newton Carpintero, pr. disse...


Prezamado EDnelson,

A Paz do Senhor!

Você deveria ter criado dois títulos, ou seja:

1) Desabafo de um Blogueiro.

2) Desabafo de um Ex-Blogueiro.

Eu aprovaria o primeiro. E reprovaria o segundo.

Vamos lá, amado, e verifiquemos com poucas palavras, onde você está.Creio, que o que aconteceu, faz parte da sua escolha, ou seja, ser um escritor de blog.

O escritor de blog, deve ser, acima de tudo, consciente que poderá ser um "agradador" ou um "desagradador".(agradador e desagradador, são palavras que não existem, mas servem para o momento)

Você encontrou, quem encontrou nos seus textos escolhidos do material de Caio Fábio, muito bem, aceite a responsabilidade do seu ato. Afinal, é seu direito! E, direito de cada um comentar o que for de direito.

Esqueça a vida do Ex-Blogueiro e entenda que existe uma responsabilidade em suas mãos. E, deve ser completada com a sua eficiência, em não se deixar abalar, pelo que escreveram.

Escreveram para te alertar, para criticar, para ensinar, para desafiar. Penso que existe de quem escreveu, uma ponta mínima de preocupação. Verifique com cuidado.

Uma observação: Imagine o apóstolo Paulo - apóstolo de verdade, não os que andam por aí em abundância. Você me diria: parte dos texto de Paulo são bons e outros não! Onde estaria o erro? Com certeza, em você, pois Paulo foi orientado pelo Espírito Santo. E, não há erros nas suas orientações.

Quando você diz, que parte do que escreve Caio Fábio é bom e parte não o é, a responsabilidade passa a ser sua.

Portanto, preocupe-se com o que Paulo escreveu, e não tanto com o Caio. O prezado Caio Fábio, sempre foi uma referência que alegrava o meu coração em suas pregações. Hoje, necessito me persuadir, para aceitá-lo e não consigo.

Pense bem antes de tomar uma decisão comum, pois, você não é qualquer um, que depois de uns comentários, desiste da peleja.Repense e invista à sua vida, mais esta experiência.

É apenas o início.O Senhor seja contigo!
pr. Newton Carpinterowww.pastornewton.com24 de Junho de 2009 19:37

Newton Carpintero, pr. disse...
Prezado "Labaredas de Fogo",Permita-me saber o seu nome, para poder conversar com você por telefone.

Segue o meu e-mail:pastor.newton@yahoo.comO Senhor seja contigo!pr. Newton Carpinterowww.pastornewton29 de Junho de 2009 23:06

Está claro que o Teo ou mente para os leitores ou para si mesmo!Fica bem claro que o Teóphilo segue um ditado popular: “Amigo meu, não tem defeito! Inimigo meu, se não tiver eu coloco!”.


Confesso que esperava bem mais do Teo! Ainda mais depois do período de silêncio em que ele se colocou, depois dos seus comentários no blog do Ednelson e de nossos debates, até esse seu último post.

Para comprovar o que estou dizendo, vejam a diferença desses comentários, com os que ele fez, recentemente, no caso envolvendo o Púlpito Cristão, Caio Fábio, Genizah, Pr, Newton Carpintero e Cristão Revoltado (Isaias Medeiros) [uma repetição do que aconteceu com o Labaredas e um bom exemplo para comparações].

Nesses últimos raros comentários ele apenas se OMITE! Então eu pensei que esse silêncio do Teo era uma reflexão buscando onde tinha errado.

Mas vejo que como no caso de analisar o Caio Fábio, ele apenas se OMITE! ESTÁ VIRANDO ROTINA ESSE COMPORTAMENTO DO Teófhilo Noturno!

Agora leiam o comentário que o Teo não publicou, para assim poder dar somente a sua interpretação.

Anônimo disse...

PAULO MACHADO,

LI O ARTIGO DO NOTURNO E NÃO PERCEBI QU ELE ESTEJA CONDENANDO O PENTECOSTE, MAS O NEO PENTECOSTALISMO E OS EXAGEROS.

CREIO QUE VOCE ESTA FAZENDO FOQUEIRA EM CAIXA DE FOSFOROS.

O QUE ME SURPREENDEU AQUI FOI ESTA IDOLATRIA E REVERENCIA CEGA AOS TEXTOS PR. CIRO ZIBORDI.

FUI NO BLOG DELE E ACHEI TUDO MUITO BOBINHO E POUCO INTELECTUAL.

AS TAIS CONVERSAS POR TELEFONE COM PAULO SÃO TAO BOBAS E SEM GRAÇA... MAS ENTENDO QUE ELE USE TAL RECURSO POIS A MAIORIA DO PESSOAL PENTENCA É MUITO LIMITADA INTELETUALMENTE MESMO... NÃO TODOS.

A MAIORIA COMO ESTA SENHORA QUE COMENTOU ACIMA, COM TODO O RESPEITO. ESTE NEGOCIO DE MULHER QUERER DISCUTIR TEOLOGIA E SER PASTORA DÁ É NISTO!

DE RESTO ESTE CIRO NÃO ME ENCHEU OS OLHOS. BEM FRAQUINHO O CAMARADA. AINDA MAIS QUANDO TENTA SER ENGRAÇADO. QUEM SABE FAZER BOM HUMOR GOSPEL É O DANILO DO GENIZAH E JAZIEL BOTELHO CARTUNISTA.

ACHO QUE QUANDO VOCES RESOLVEREM CITAR ALGUEM PARA MODELO DE INTELIGENCIA TEOLOGICA, USEM UM EXEMPLO MENOS RASTAQUERA... CITEM UM SOLANO PORTELA, UM ARIOVALDO RAMOS, UM RENATO VARGENS OU ATÉ OS PENTECOSTAIS ESDRAS, ALTAIR GERMANO E VALMIR MILHOMENS!

ESTE CIRO ZIBORDI É FRAQUINHO DEMAIS. ELE É PARENTE DE VOCES?

NO MAIS GOSTARIA DE SABER QUAL DENOMINACAO VOCE FREQUENTA...

MARIO BENTES, RIO DE JANEIRO


Labaredas:

Independente da revelação das Escrituras que é dada ao pr. Ciro Zibordi, a sua erudição é incontestável! Mas, para uma pessoa que escreve como o sr. Anônimo Mario Bentes, deve ser mesmo muito difícil de compreender os conteúdos do blog do pr. Ciro.

Sendo melhor classifica-las como bobas e sem graça do que reconhecer que não entende dos assuntos tratados ali.

Anônimo:
“quando resolverem citar alguém para modelo de inteligência teológica, usem...”
Labaredas:
Pensamento bem típico dos soberbos donos da verdade! E depois, o que é inteligência teológica?
O apóstolo Paulo parece não ser aceito como modelo para estes.
Anônimo:
“ele é parente de vocês?... qual denominação você freqüenta?”
Labaredas:
A “esperteza” é uma característica tremendamente marcante!

Os investigadores criminais a preferem para se tentar chegar a identificação dos autores dos crimes. Sujeitos espertos são contraditórios em suas linhas de ação, o que dá aos tais, investigadores, pistas para construir um perfil que os podem identificar.

Por exemplo: o sujeito posta como anônimo e no final usa uma identidade, acusa uma pessoa de quem seja amigo para se excluir de “prováveis suspeitos” e descobrir coisas de suas vítimas, como parentescos, denominações.

No caso de parentesco, esses, podem estar sendo investigado por tê-lo com algum outro criminoso.

E na questão da denominação, a querem saber para melhor atacar suas vítimas!

Creio que um famoso investigador inglês, depois de analisar as contradições desse comentário iria dizer:

“descobri pelo menos a quadrilha desse subversivo”

Elementar meu caro Watson!

Como se pode observar minhas insinuações eram para um amigo do Teófhilo. agora começo a desconfiar que possa mesmo ter sido o próprio Teo e não um membro da "quadrilha" (Matilha)!

Leia também: TEÓFHILO NOTURNO COMBATE O PENTECOSTALISMO? Ele está contra o Reino de Deus?

TEÓFHILO NOTURNO COMBATE O PENTECOSTALISMO?, "TODA ATIVIDADE PENTECOSTAL É SATANISMO"

 TEÓFHILO NOTURNO E SEUS "TRÊS MOSQUETEIROS" OU "OS TRAPALHÕES"?





11 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa sua exposição sobre o teophilo,como diz lá em mateus no novo testamento:caso de teophilo,jesus disse fazei filho do inferno 2x mais que vos. por isso estarão sobre o mais rigoroso juizo.

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Anônimo,

“estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, e coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apresam a correr para o mal, e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contenda entre irmãos” (Pv 6.16-19)

Genizah é depósito de coisas velhas, lixo. Jesus é autor de coisas novas. Gente como você eu quero que se Dani-lo

Teóphilo Noturno disse...

Não uso e nem nunca utilizei de falsas assinaturas: Teóphilo é meu pseudônimo e assumo cada palavra que escrevo.

Estou aqui lendo isso tudo agora e desconfio de quem tenha realizado tais comentários... na verdade, tenho quase certeza.

Mesmo havendo divergências entre nós, não esperava que me considerasse algum tipo de canalha que necessitasse se esconder por trás de mais anonimato que já tive: agora estou exposto e, mais uma vez, percebo que mantém no ar informações completamente controversas a meu respeito e, o mais triste, sem nenhum tipo de comentário de erratas... tanto que em 24 de agosto apareceu um anônimo para querer me acusar de "filho do inferno"...

Será que o fato de me apresentar não te provou que sou homem o suficiente para não precisar lançar mão das manipulações e suposições que apresenta nesta postagem?
Tudo o que escrevi, escrevi sem dissimulação. Quando quero acertar um alvo, acerto diretamente e não com rodeios... e você, mesmo tendo dito tanta coisa triste a meu (improvável) respeito, continua não sendo o alvo que, muito em breve, vou atingir.

As coisas que vou revelar poderão até mesmo te dar uma ideia de quem tenha feito o papel de falar mal do pastor Ciro e hoje, para surpresa de todos, o tem como colaborador...
Não perca!

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Amado Teófhilo, nunca lhe acusei de utilizar falsas assinaturas. Não basta assumir; você tem que provar suas acusações para não deixar dúvidas.

Só agora! Depois de anos e de ter feito tantas graves acusações à minha pessoa é que você foi ler “tudo”? Você precisa ter certeza antes de escrever; e não “quase certeza”. Onde lhe chamei de “canalha”? Quanto ao seu entendimento de que minhas informações ao seu respeito (ao que você escreve), cabe a você refutá-las. Inclusive ao anônimo que o acusa de “filho do inferno”, como eu fiz.

“Será que o fato de me apresentar não te provou que sou homem suficiente...” suficiente para voltar ao caminho do perdão e do entendimento? Isso você novamente não quer fazer. Talvez precisemos de algum conciliador; um irmão amigo e confiável.

Quando você me chamou de “servo do diabo”, de endemoniado, foi, realmente, sem dissimulação, direto e sem rodeios. Não vejo mais como posso ser atingido.

Penso que o que você vai revelar, já está “revelado” no meu comentário em resposta ao “anônimo” que o chamou de “filho do inferno”.
Não me alegro muito com essas revelações; me alegraria, muito, com o seu perdão.

Errar todos nós erramos, mas quais foram as minhas acusações, senão erros de momento? Sempre quis percorrer o caminho do estudo da Palavra mas, você não quis ouvir minhas palavras, escritas em comentário no seu post, escritas com a intensão de me rotular como um energúmenos. Eu disse: “ O mais importante é que estamos muito longe do texto usado pelo Caio Fábio. É sobre ele João 8, que deveríamos debater e não sobre a minha pessoa ou no que eu possa crer e do jeito que eu sou, ou insinuar que eu esteja possesso de legiões; tudo isso é muito triste”. Mas o caminho que você preferiu foi esse: me rotulou como: “caro servo do diabo, o que tenho para dizer, digo na cara e sem muitos rodeios”.

Eu continuei tentando: “A sua imaginação está sendo uma armadilha posta a sua frente; além de me acusar, de graça, de ser superficial, ainda insinua que eu estou possesso de Legiões. Eu não proferi uma só palavra, contra qualquer um de vocês, a onde estão vendo ódio, possessão, blasfêmia. Preste atenção na advertência do pr. Newton Carpinteiro! Talvez possam enxergar além do que seus corações têm lhes mostrado. O coração é enganoso e terrivelmente corrupto! Em relação aos pedidos de oração, acho que é a única coisa em que concordamos. Preciso delas desesperadamente, pois sou um miserável pecador em um mundo que jaz no maligno! Espero sinceramente que o choque da verdade possa, de alguma forma, despertar algo dentro de você que te permita conhecer a CARIDADE, que leva a ter um mínimo de respeito por um irmão, ainda que eu estivesse errado. Pois a graça que você citou, não é a graça que opera em vós, porquanto não vemos o amor de Deus derramado em vosso coração.”

Termino como terminei meu comentário acima, feito em seu blog: Que Deus te abençoe! Nisso eu me alegro!

Dircley Barcelos disse...

Bem,fico feliz em conhecer pessoas tão cultas,e poder ler boas matérias bíblicas; mas entristeço-me por vê-los exaurindo mutuamente forças( refiro-me a vc e ao teophilo),quando preciso tanto de obreiros que me ajudem fora do mundo virtual,para pregar nas praças,nas favelas,em morros aqui no rio de janeiro.Será que não perceberam quem está regendo com dardos inflamados seu pífio debate querido,sejamos maduros e vamos nos unir para vencer e não para escandalizar. Perdoem-me a critica,mas quando vejo o meu inimigo vencendo muito me incomoda;não tenho blog mas se quiserem me responder meu e-mail é montealto971@gmail.com. A paz do Senhor Jesus ao seu coração.

Teóphilo Noturno disse...

Veja quem está acostumado a fazer este tipo de manipulações em:

http://bit.ly/desagravo

Fabio disse...

Essa situação de vcs é doentia, na literalidade da palavra, e inócua p/ o Reino.

Anônimo disse...

até que você tem razão, Teophilo faz muito rodeio,enche de tanta informação que é pra confundir a cabeça,fala muito,pois parece o diabo.

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Anônimo bastante conhecido, muitos acham que eu não deveria publicar seu comentário; mas eu penso que é de bom proveito para duas coisas:

1)Todos que acompanham essa discussão sabem quem é você e assim passam a conhece-lo melhor. Ou pior!
2)Sempre tenho a esperança que o Teófhilo virá, sem rodeios e lhe dirá, na cara, o que ele precisa dizer.

Anônimo disse...

então é melhor não reclamar como fez no texto acima. não é? tem coisa que pode ser usada contra você.é em vão o que faz então.tente de tudo então.

Anônimo disse...

HÁ SE NÃO HOUVESSE ESSE DUELO DE VAIDADES.