segunda-feira, 9 de agosto de 2010

TESTE INFALÍVEL PARA AVALIAR PASTORES; TESTE O SEU!


"A enganação está aumentando e muitas ovelhas de Deus estão sendo enganadas por charlatães disfarçados de ministros do evangelho. Nenhum pastor que realmente seja um homem de Deus discordará deste teste, pois está fundamentado na Bíblia e visa proteger as ovelhas"


Pastores: Como Devem Ser Avaliados

A enganação está aumentando e muitas ovelhas de Deus estão sendo exploradas por charlatães disfarçados de ministros do evangelho. Aprenda alguns critérios bíblicos para discernir um homem de Deus de um alpinista social

Certa vez um pastor amigo meu, brincando, disse que descobriu que tinha vocação para o ministério quando acordou certa manhã sem vontade de sair para trabalhar e morrendo de vontade de comer frango assado! Todos nós que o ouvimos rimos daquilo. Infelizmente, porém, muitos indivíduos "optam pelo pastorado" por razões menos honrosas ainda. Freqüentemente precisamos adverti-lo que "lobos cruéis" entraram no meio do rebanho das ovelhas. (Atos 20:29) Isso tem sido um problema desde os primeiros tempos da história da igreja e é até pior atualmente. O que alguns homens (e mulheres) fazem por dinheiro, poder e prestígio chega a ser escandaloso. 

Nos últimos anos, vimos vários pregadores, pastores e evangelistas proeminentes caírem em desgraça e em escândalo — em alguns casos, alguns foram processados e até presos, e tiveram seus pequenos pecados secretos expostos. Na maioria desses casos, a cobiça revelou ser a motivação e as pessoas incrédulas simplesmente balançavam a cabeça, pois sempre desconfiaram da idoneidade de muitos desses pregadores. Eu sempre fico admirado em observar que os incrédulos têm uma percepção mais acurada para detectar esse tipo de coisa que muitas ovelhas! Confiar no pastor como líder espiritual é uma coisa, mas estupidez é outra bem diferente. Quando o líder em questão vivia regaladamente e com um estilo de vida fora de proporção com o que é razoável, aqueles que estavam sendo "extorquidos" são culpados também — por permitirem isso. 

Um salário razoável, mais alguns benefícios — ou até mesmo uma boa remuneração por uma congregação agradecida e carinhosa é perfeito, mas vida perdulária por um homem de Deus é algo que deve ser evitado. Ele deve ter bom senso suficiente para viver modestamente, de forma a evitar qualquer aparência do mal. As diretorias e comitês de supervisão organizacional das igrejas devem ajudar o pastor a manter um estilo de vida adequado e os dizimistas e ofertantes devem procurar saber como suas ofertas estão sendo empregadas. O dinheiro já arruinou a carreira de muitos pastores e já causou danos ao corpo de Cristo.

Por que iniciei esta mensagem falando sobre dinheiro? Simplesmente porque o dinheiro é um dos dois critérios ridículos pelos quais os pastores são avaliados hoje em dia — o outro é o tamanho relativo da igreja. Aos olhos da maioria dos observadores, igrejas enormes e grandes salários são indícios de sucesso, mas são realmente bons indicadores da condição espiritual da igreja? Não, não são! Na verdade, vejo com grande suspeita esses ministérios, pois há motivos para acreditar que algo esteja errado! Pessoal, tenho mais de sessenta anos e já acumulei certa experiência.

O envolvimento com congregações de igrejas por mais da metade da minha vida — tanto como diácono e depois como pastor — me ensinou algumas lições sobre a natureza humana. Uma das coisas que aprendi é que os pastores devem pregar contra o pecado e, quando pregam, a carne se opõe. Agora, não estou dizendo que os pastores de todas as grandes igrejas sejam levianos nessa questão, mas estou dizendo que a maioria é! Na igreja em que a Palavra de Deus é pregada com fidelidade e o pecado é adequadamente combatido, o diabo fará de tudo para atrapalhar! As megaigrejas, que alegremente oferecem algo para todos e nenhum problema em vista são contraditórias, espiritualmente. Nunca perca de vista o fato que estamos em uma batalha espiritual de vida ou morte.

Por qual critério, então, devemos "avaliar" um pastor? Como discernimos um homem de Deus de um alpinista social? Você pode se surpreender ao descobrir quantas formas diferentes encontramos na Palavra de Deus. Primeiro e mais importante de tudo, a "descrição do trabalho" de um pastor encontra-se em 2 Timóteo 4, onde Paulo exorta seu filho na fé: 

"Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério."
A prioridade número 1 para um pastor vocacionado é que ele precisa pregar a Palavra de Deus — não contar anedotas, falar sobre os livros que leu na semana e fazer comentários políticos sobre o meio ambiente ou sobre o governo. Quando a pregação da Palavra é feita corretamente — ela deixa as pessoas em desconforto. Alguém já definiu muito corretamente que o trabalho de um pastor é confortar aqueles que estão aflitos e afligir os que estão em conforto. Embora deva tentar manter um bom relacionamento com sua congregação, ele não é chamado para ser um político. Como disse o apóstolo Paulo em Gálatas 4:16: "Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?" Muitas igrejas hoje se tornaram clubes sociais e seus pastores são apresentadores, oradores especializados em motivação humana e pseudopsicólogos. "Mas, pastor Ron, o senhor sempre é muito negativista!" Sim, sou severo com alguns pastores porque devemos estar acima de qualquer reprovação. Confira as qualificações pessoais para o pastor, que encontramos em 1 Timóteo 3:1-7:
"Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo {superintendente, supervisor} seja irrepreensível, marido de uma mulher {isto dificulta justificar a ordenação de mulheres ao ministério}, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo."
A segunda prioridade para o pastor vocacionado é que precisa pregar a Palavra de Deus. Cito freqüentemente o apóstolo Paulo, mas vamos encarar os fatos — ele escreveu a maior parte do Novo Testamento. Paulo disse isto em 1 Coríntios 2:1-2:
"E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado."
Suspeito que Paulo, se assim desejasse, poderia facilmente ter sido um dos maiores oradores de todos os tempos. Ele era um intelectual e tinha recebido a melhor educação disponível. Entretanto, insistia em ser claro na sua linguagem — quase ao ponto de ser direto demais — e foi criticado por alguns por sua suposta incapacidade de falar. Por que você supõe que ele faria isso quando provavelmente tinha a capacidade de arrebatar sua audiência com uma retórica florida e elevada? Deve estar claro para nós que ele deixou de fazer isso para que toda a ênfase fosse colocada em Cristo, onde ela pertence de direito. Os pastores cometem um grande erro quando tentam "fazer amigos e influenciar pessoas" por meio do carisma pessoal e das técnicas de vendas.
Oh, essas coisas funcionam — rapaz, elas sempre funcionam! Utilize os procedimentos "corretos" e as técnicas "corretas" e o sucesso é virtualmente garantido. As pessoas procuram qualquer um que massageie seus egos e as façam se sentirem melhores sobre si mesmas. No entanto, o próprio Senhor Jesus Cristo ensinou que "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus." [Mateus 5:2].

Um dos nossos principais problemas como pecadores que somos, é que gostamos de nos sentir bem com nós mesmos! Somos todos pecadores merecedores do inferno, e levar-nos ao arrependimento é como extrair um dente — você sabe que precisa ser feito, mas sempre adia a ida ao dentista. Isaías fala algo mais sobre nossa condição:
"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam." [Isaías 64:6].
Os pastores que aderem à tendência da "psicologia popular" e se preocupam em solucionar as neuroses das massas, revestindo de açúcar seus sermões, estão em conflito direto com a Palavra de Deus — que é, a propósito, o melhor remédio para os males que nos afligem, sejam na mente ou no coração. Apenas pelo fato de darem resultados comprovados não indica necessariamente que os meios são apropriados. A filosofia jesuíta — o fim justifica os meios — é certamente inapropriada e precisa ser rejeitada. (Essa também é a filosofia do Comunismo. Agora sabemos que os comunistas emprestaram essa filosofia dos jesuítas católicos romanos!)

A terceira prioridade para o pregador chamado por Deus é que ele precisa pregar a Palavra de Deus. Qual é a classificação do seu pastor neste ponto? Isto pode surpreendê-lo, mas seu pastor pode ser fiel à Palavra e ao mesmo tempo ser desobediente! Se ele não declarar "todo o desígnio de Deus" [Atos 20:27], é culpado por fazer você passar fome espiritual. Em seu zelo por evangelizar, muitos pastores alimentam sua congregação com uma dieta regular de sermões sobre o Plano da Salvação. Quando você considera que a vasta maioria da congregação é formada por pessoas que já devem ser salvas, isso se torna quase um crime! As pessoas sabem como serem salvas, pois são salvas e continuar batendo nessa mesma tecla é improdutivo. A igreja de Corinto não podia digerir o alimento espiritual sólido que Paulo tinha para lhe oferecer, pois ainda era imatura e estava na mamadeira, precisando receber leite somente. A evangelização é certamente importante e um pregador precisa saber quando visitantes estão presentes, para poder encaixar o plano da salvação na mensagem, mas raramente precisa ser toda a mensagem. Os cristãos hoje são ignorantes sobre muitas doutrinas bíblicas, sobre a forma de organização da igreja, e apologética, pois não aprendem isso de uma forma sistemática.

Sermões sobre tópicos atuais são bons e adequados de vez em quando, mas como pode a Palavra do Gênesis ao Apocalipse ser ensinada do púlpito por qualquer modo que não a pregação expositiva? Freqüentemente, o Dr. J. Vernon McGee comenta em seu programa de rádio que "as pessoas não querem se dedicar seriamente ao estudo da Bíblia". Ele está absolutamente correto — elas não querem mesmo! Os pastores enfrentam uma luta constante sobre como alimentar seu rebanho e fazer as pessoas voltarem em busca de mais alimento. No entanto, dar-lhes o que querem não é a resposta. Nosso trabalho — nosso único trabalho — é pregar o que é necessário e deixar que o Espírito Santo cuide do resto. Quando estivermos diante do Tribunal de Contas de Cristo, duvido que a popularidade seja uma categoria para nossa avaliação. Pessoalmente, desejo ouvir as palavras: "Muito bem, servo bom e fiel."

Se você é felizardo de ter um pastor que prega e ensina a Bíblia inteira e tenta da melhor maneira possível "redargüir, repreender, exortar com toda a longanimidade e doutrina...", então ouça o que diz e procure aprender com ele. A freqüência do povo à igreja não deve nunca ser comparada com o número de pessoas que vai a um parque de diversões ou a um teatro. Assuntos como pecado, arrependimento, remissão e reconciliação não são exatamente aquilo que alguém acharia divertido, pois não são mesmo. São assuntos sérios — que estão literalmente relacionados com a vida e a morte — e precisam ser tratados da forma apropriada. Devido à seriedade do assunto que deve ser pregado e ensinado do púlpito, muitos "cristãos" nominais não o tolerarão e procurarão pastores que sigam uma abordagem menos extrema. Detestamos perder membros, pois quando eles saem, sentimos que falhamos — de alguma forma não conseguimos manter a confiança deles em nós. Essa é uma reação normal e deve ser esperada, mas nunca devemos permitir que o desejo por números de alguma maneira dite o que pregamos ou com que força pregamos! Devemos buscar um ministério equilibrado — um ministério que eduque e edifique, bem como convença e repreenda — e não ficar repetindo continuamente um assunto e esquecer os outros. Precisamos ministrar à pessoa inteira — aos santos que estão crescendo e amadurecendo na fé. Ocasionalmente, o Espírito Santo nos dirigirá a "tosquiar um pouco de lã das ovelhas", enfocando nossa atenção sobre certos pecados da carne.

Se você vai à igreja ano após ano e nunca sai de um culto arrependido de seus pecados, seu pastor está fazendo algo de errado! É muito provável que esteja brincando com o "jogo dos números". A Palavra de Deus é "mais afiada do que espada de dois gumes" e seu poder sobrenatural descobrirá onde você realmente está. Se ela for pregada, você não poderá escapar! No entanto, se certas Escrituras forem evitadas, porque podem ofender algumas pessoas, seu poder potencial é negado por meio da omissão. Examine seu pastor! — pense e considere seriamente aquilo sobre o que ele prega e como prega. Não preste atenção à sua personalidade, ou se você gosta dele ou não. A maneira como ele apresenta a mensagem e seus maneirismos não precisam ser considerados — apenas a mensagem. Para sua perplexidade, você pode descobrir que a mensagem pregada é tão profunda e baseada nas Escrituras quanto as letras da maioria da assim chamada música cristã contemporânea — é totalmente superficial e descartável.

No entanto, você também poderá descobrir (e espero que descubra) que seu pastor é uma verdadeira jóia! Se ele passar no teste, ore por ele, apóie-o e, por favor, aprenda com ele. Se ele não passar no teste, aconselho-o a procurar outro pastor e outra igreja onde você aprenda todo o desígnio de Deus. Entretenimento e "sinta-se bem consigo mesmo" acabarão por prejudicar seu crescimento espiritual.
Estou preocupado com você e com seu bem-estar espiritual porque estamos certamente vivendo nos últimos dias que antecedem o arrebatamento da igreja e o início do período da Tribulação. A enganação está aumentando e muitas ovelhas de Deus estão sendo enganadas por charlatães disfarçados de ministros do evangelho. Nenhum pastor que realmente seja um homem de Deus discordará deste teste, pois está fundamentado na Bíblia e visa proteger as ovelhas. A questão aqui não é o homem, nem a salvação pessoal do pastor. A questão é a mensagem pregada e a plenitude dela. Não se contente até que tenha a certeza que esteja recebendo uma dieta equilibrada de alimento espiritual.

Autor: Pr. Ron Riffe

5 comentários:

IRIMAR disse...

CONCORDO PLENAMENTE HA POUCO TEMPO FUI ACORDADA ISPIRITUALMENTE POR UM PASTOR PELA TV MAIS LOGO ELE SAIU DO AR ALIAS TIRARAM ELE DOR AR POIS ELE ESTAVA ACORDANDO MUITAS PESSOAS E GRAÇAS MEU BOM DEUS QENVIOU ESTE HOMEM DE DEUS HOJE EU LEIO A BIBLIA PRATICAMENTE TODOS OS DIAS E ENTENDO OQ DEUS FALA ATRAVEZ DE SEUS PROFETAS E APOSTOLOS.AMEM
QUE APAZ DO SENHOR ESTJA COM TODOS

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Sr. Irimar, concorda com o que?

Seu testemunho é tão vazio quanto seu perfil!

Gostaria de saber qual Bíblia tens lido?
Se é que seja verdade.

elizeu lima disse...

bom, na verdade tudo começa com a vontade de Deus a vocação e o chamado. alguns já ficao sem condição de passar pelo teste mencionado a cima (muito bem elaborado porque é Biblia pura) porque nao possuem vocação, nao tem prazer no serviço se visitação, em ter tempo ouvindo suas ovelhas, procurando saber como ser útil a cada membro de acordo com a nessecidade. sou novo ainda, tenho 29 anos mas participo do corpo de cristo des dos 7 anos. e por muitas vezes vi pastores chegarem depois ou no fim do louvor, pregarem e sumirem antes mesmo da benção apostólica. salvo quando é necessário! mas dai alguem queria pedir uma oração ou apenas desabafar com o tal pastor e ele simplismente ja tava dentro do seu carro esperando a esposa e filhos pra ir embora. tambem usao de palavras brandas, aparentemente com medo de pregarem a palavra de Deus e diminuirem a quantidade de mebros em sua igreja. sem contar que alguns, e digo isso dos menos conhecidos os "quase anonimos" começão a pregar dizendo: Deus nao chama os capacitados mas capacita os chamados, e 20 anos depois ainda dizem coisas pra agradar, pregao de forma a motivar e nao a mudança de vida, e o pior dizem coisas que nao são, ou nao estão na Biblia. a ultima perola que ouvi foi: que sansão foi o ultimo dos juizes e um verdadeiro exemplo de como um cristão deve ser!!!!!!!! eu nao quero ser como sansão, posso aprender a como não ser como sansão mas não ao contrario. e como nosso irmao mencionou a cima, tem muitos pastores sansão caindo da graça de Deus por simplismente viverem como sansão, querendo agradar as dalilas (seus ouvintes) correndo atraz de seus interesses, (os alpinistas sociais) e no final implorando a misericordia de Deus quando humilhados diante de muitos. terminao as vezes mortos, cegos e presos, e como foi com sansão levao infelizmente com sigo muitos com sua morte.

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Elizeu Lima A Paz do Senhor!

Muito obrigado pelo seu excelente comentário que veio enrriquecer a matéria.

Gil Queiroz - sispass(arroba)gmail.com disse...

Concordo que a enganação e os falsos profetas estão desde a igreja primitiva nas congregações e hoje está piorando. No entanto, penso que o problema é ainda mais abrangente: 1) o sr. diz que se o seu pastor não passou neste teste, então troque de pastor: como trocar de pastor, se o Único e Verdadeiro Pastor é Jesus Cristo? O que os bispos têm é somente o dom de pastor, mas em hipótese nenhuma podem ser chamados de pastores, pois são homens, passíveis de pecados e falhas: somente Cristo é o Pastor; 2) Como saber se Deus ordenou alguém a ser pastor, como o sr. mesmo disse, depois de acordar e não querer ir para o trabalho? Para ser presbítero é preciso muitas coisas e muito sérias: a) ser convertido verdadeiramente a Cristo, b) ter tempo suficiente de batizado (bom histórico de conversão em Cristo), c) possuir testemunho idôneo entre irmãos e o mundo, d) ser aceito pela Igreja e pelo Ministério já existe; e) o Ministério deve orar a Deus em conjunto para a confirmação do indicado ao cargo de novo presbítero; f) sempre considerar a necessidade ou não de se ter mais um presbítero na Igreja, senão nada acrescentará à Igreja e aos fiéis; g) o presbítero não deve receber salário e deve trabalhar do seu suor para seu sustento digno, pois dessa forma, nunca poderá ser acusado por ser “pesado à Igreja” (não pretendo aqui discutir dízimo, mas que se o pastor recebe do dízimo da Igreja terá de prestar contas e se explicar a Deus e aos membros da Igreja).