domingo, 18 de dezembro de 2011

O Batismo No Espírito Santo é Uma Obra Distinta e à Parte Da Regeneração Efetuada Por Jesus!

Um dos alvos principais de Jesus na sua missão terrena foi batizar seu povo no Espírito Santo: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar suas sandálias; ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo” (Mt 3.11).


Ele (Jesus) ordenou aos discípulos não começarem a testemunhar até que fossem batizados no Espirito Santo e revestido do poder do alto: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestido de poder.” (Lc 24.49); “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouviste. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Aqueles, pois, que se haviam reunidos perguntaram-lhe, dizendo: Senhor,...
... restaurarás tu neste tempo o reino de Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1. 5-8).
O batismo no Espírito Santo é uma obra distinta e à parte da regeneração, também por Ele efetuada. Assim como a obra santificadora do Espírito é distinta e completiva em relação à obra regeneradora do mesmo Espírito, assim também o batismo no Espírito Santo complementa a obra regeneradora e santificadora do Espírito.


No mesmo dia em que Jesus ressuscitou, Ele assoprou sobre seus discípulos: “E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22), indicando que a regeneração e a nova vida estavam-lhes sendo concedida.


Depois, Ele lhes disse que também deviam ser “revestido de poder” pelo Espírito Santo: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestido de poder.” (Lc 24.49); “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Aqueles, pois, que se haviam reunidos perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino de Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1. 5-8).


Ser batizado no Espírito significa experimentar a plenitude do Espírito, “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espirito Santo lhes concedia que falassem.” (At 2.4). Este batismo teria lugar somente a partir do dia do Pentecoste. Quanto aos que foram cheios do Espírito Santo antes do dia do Pentecoste: “porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe... E Zacarias seu pai, foi cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo” (Lc 1.15,67), Lucas não emprega a expressão “batizados no Espírito Santo”.


Este evento só ocorreria depois da ascensão de Jesus: “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vô-lo há de anunciar.” (Jo 16.7-14).


Adaptação de um trecho do estudo: "O Batismo no Espírito Santo", da Bíblia de Estudo Pentecostal 

Leia também:

LÍNGUAS ESTRANHAS - “…o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus”

Batismo com fogo, exegese errada??

A Ciência Provou: "O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo" acima da capacidade humana da mente!

UMA DAS PRINCIPAIS DOUTRINAS DA BÍBLIA 2

UMA DAS PRINCIPAIS DOUTRINAS DA BÍBLIA!

PROVAS DO FALSO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO! 2

PROVAS DO FALSO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO!

SINAIS DOS CRENTES


2 comentários:

o evangelho em preto e branco disse...

Pelo que pude entender, voce afirma que a regeneração é uma obra efetuada por Jesus.

Como voce interpreta Tito 3:5, quando Paulo afirma que a regeneraçao é uma abra efetuada pelo Espirito Santo?

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem... ”; “façamos”, quer dizer: Deus , o Verbo, e o Espírito Santo, ou o Espírito de Deus.

Jesus disse: “Eu e o Pai somos um; Jesus é Deus e o Espírito Santo não está à parte, não é outro Deus.

Em Tito 3. 4-6 podemos ver, como em outras, como age esse Deus trino na ação de três pessoas, como uma só: “Mas, quando apareceu a benignidade e a caridade de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia (Deus) nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele (Deus) derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador, para que, sendo justificados pela sua (Deus) Graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.”

Aqui esta escrito que Deus nos salva pela “lavagem da regeneração”; isto é referente ao simbolismo do batismo nas águas e a “renovação do Espírito Santo” refere-se ao derramar constante da vida divina aos crentes que seguem obedientes à vontade de Deus. “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2)

Renato Russo, da Legião Urbana, expressou em verso, “quem me dera ao menos uma vez” sua vontade de conhecer essa trindade. Desejou, mas não buscou de todo o coração e de todo o entendimento. A Bíblia garante que se fizermos assim conheceremos parte dos mistérios de Deus.