quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A CRIAÇÃO - A ATIVIDADE DA CRIAÇÃO. Continuação.


Deus criou todas as coisas em "os céus e a terra":
"No princípio criou Deus os céus e a terra."(Gn 1.1).

"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento"(Isaias 40.28).
 
"Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e formou a terra e a tudo quanto produz, que dá a respiração ao povo que nela está e o espírito, aos que andam nela."(Isaias 42.5)


"Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra e a fez; ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro"(Isaias 45.18)

"Porque, naqueles dias, haverá uma aflição tal
, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá"(Marcos 13.19)

"e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que, desde os séculos, esteve oculto em Deus, que tudo criou" (Efésios 3.9)
"porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele"
(Colossenses 1.16)

"Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo filho" (Hb 1.2).
"e jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora" (Ap 10.6)

O verbo "criar" (hb. "bara") é usado exclusivamente em referência a uma atividade que somente Deus pode realizar. Significa que, num momento específico, Deus criou a matéria e a substância, que antes nunca existiram;

"E disse Deus: Haja luz. E houve luz" (Gênesis 1.3). 
 

A Bíblia diz que no princípio da criação a terra estava informe, vazia e coberta de trevas;
 

"E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas"
(Gn1.2).
 

Naquele tempo o universo não tinha a forma ordenada que tem agora. O mundo estava vazio, sem nenhum ser vivente e destituído do mínimo vestígio de luz. Passada essa etapa inicial. Deus criou a luz para dissipar as trevas;

"E disse Deus: Haja luz. E houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou às trevas chamou Noite. E foi tarde e a manhã: o dia primeiro"(Gênesis 1.3-5),

deu forma ao universo;

"E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre as águas e águas"(1.6-13),

e encheu a terra de seres vivente;
 

"E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies. E viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. e foi a tarde e a manhã: o dia quinto. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi. E fez Deus as bestas-feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, sobre o gado, e sobre toda a terra, sobre todo réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e femêa os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse : Frutificai, e multiplicai-vos, enchei a terra, e a sujeitai-a, e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra" (Gênesis 1.20-28).


O método que Deus usou na criação foi o poder da sua palavra. Repetidas vezes está declarado: "E disse deus..."(veja Gênesis 1.3,6,9,11,14,20,25,26). Noutras palavras, Deus falou e os céus e a terra passaram a existir. Antes da palavra criadora de Deus, eles não existiam
 


"Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito de sua boca... Porque falou e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu" (Salmo 33.6,9)

"Que louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados" (Salmo 148.5)
"Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra madiu os céus a palmos; eu os chamarei, e aparecerão juntos"
(Isaías 48.13)

"Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus , foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente" (Hebreus 11.3)

Toda a Trindade, e não apenas o Pai, desempenhou sua parte na criação. (a) O próprio Filho é a Palavra (verbo) poderosa, através de quem Deus criou todas as coisas. No prólogo do Evangelho segundo João, Cristo é revelado como a eterna Palavra de Deus

"Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez"(João 1.3).


Semelhantemente, o apóstolo Paulo afirma que por Cristo "foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis... tudo foi criado por Ele e para Ele" (Cl 1.16). Finalmente, o autor do livro de Hebreus afirma enfaticamente que Deus fez o universo por meio do seu filho;
 

"a quem constituiu herdeiro de tudo, por que fez também o mundo"
(Hb 1.2).   

Semelhantemente, o Espírito Santo desempenhou um papel ativo na obra da criação. Ele é descrito como "pairando" ("se movia") sobre a criação, preservando-a e preparando-a para as atividades criadoras adicionais de Deus. A palavra hebraica traduzida por "espírito" (ruah) também pode ser traduzida por "vento" e "fôlego". Por isso, o salmista testifica do papel do Espírito, ao declarar: "Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo os exército deles, pelo espírito (ruah) da sua boca" (Sl 33.6). Além disso, o Espírito Santo continuou a manter e sustentar a criação;
 

"O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida"(Jó 33.4).
 
"Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra" (Salmo 104.30).

Fonte: BEP
 

Nenhum comentário: