sábado, 27 de outubro de 2012

A CRIAÇÃO

O DEUS DA CRIAÇÃO.
Deus se revela na Bíblia como um ser infinito, eterno, auto-existente e como a Causa Primária de tudo o que existe. Nunca houve um momento em que Deus não existisse. Conforme afirma Moiséis: "Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus (Sl 90.2). Noutras palavras. Deus existiu eterna e infinitamente antes de criar o universo finito. Ele é anterior a toda a criação, no céu e na terra, está acima e independe dela.
"aquele que tem, ele só, a imortaliddade e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja a honra e poder sempiterno. Amém" (1 Timóteo 6.16)



AQUELE QUE TEM, ELE SÓ, A IMORTALIDADE.
estas palavras expressam a transcendência de Deus; que Deus é diferente e idependente da sua criação - homens, anjos, espíritos, ou coisas físicas ou materiais "E, subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havias como uma obra de pedra de safira e como o parecer do céu na sua claridade. Porém ele não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel; mas viram a Deus, e comeram, e beberam. Então, disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim, ao monte, e fica lá; e dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinares. E levantou-se Moisés com Josué, seu servidor; e subiu Moisés o monte de Deus. E disse aos anciãos: Esperai-nos aqui, até que tornemos a vós; e eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver algum negócio se chegará a eles. E, subindo Moisés ao monte, a nuvem cobriu o monte. E habitava a glória do SENHOR sobre o monte sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e, ao sétimo dia, chamou o SENHOR a Moisés do meio da núvem. E o aspecto da glória do SENHOR era como um fogo consumidor no cume do monte aos olhos dos filhos de Israel. E Moisés entrou no meio da núvem, depois que subiu o monte; e Moisés esteve no monte quarente dias e quarenta noites" (Êxodo 24.9-18). "No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos exércitos; toda a terra está cheia da sua glória"(Is 6.1-3)[SERAFINS. Trata-se de anjos angelicais de ordem superior. Seu título (literalmente: "seres ardentes") pode denotar sua pureza, uma vez que servem a Deus continuamente, em deredor do seu trono. Refletem de tal maneira a glória de Deus que parecem arder em chamas.] "Quem mediu com os seu punho as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu em uma medida o pó da terra, e pesou os montes e os outeiros em balanças? Quem guiou o Espírito do SENHOR? E que conselheiro o ensinou? Com quem tomou conselho, para que lhe desse entendimento, e lhes mostrasse as verdades do juízo, e lhe ensinasse sabedoria, e lhe fizesse notório o caminho da ciência? Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde e como o pó miúdo das balanças; eis que lança por aí as ilhas como a uma coisa pequeniníssima. Nem todo o Líbano basta para o fogo, nem os seus animais bastam para holocaustos. todas as nações são como nada perante ele; ele considera-as menos do que nada e como uma coisa vã. A quem, pois, fareis semelhante a Deus ou com que o comparareis? O artífice grava a imagem, e o ouvires a cobre de ouro e cadeias de prata funde para ela. O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se corrompe; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que se não pode mover. Porventura, não sabeis? Porventura, não ouvis? Ou desde o princípio se vos não notificou isso mesmo? Ou não atentastes para os fundamentos da terra? Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar; o que faz voltar ao nada os prícipes e torna coisa vã os juízes da terra. E não se plantam, nem se semeiam, nem se arraiga na terra o seu tronco cortado; sopra sobre eles, e secam-se; e um tufão, como pragana, os levará. A quem pois me farei semelhante? - diz o Santo. Levantai ao alto os olhos e vede quem criou estas coisas, quem produz por conta o seu exército, quem a todas chama pelo seu nome; por causa da grandeza das suas forças e pela fortaleza do seu poder, nenhuma faltará" [QUEM MEDIU. Estes versículos ressaltam a sabedoria, grandeza, majestade e poder criador de Deus. As verdades aqui expressam e inspiram o povo de Deus a confiar nEle. Deus tem poder para libertar os seus e estabelecer o seu reino para sempre.](40.12-26). "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque, assim como os céus são mais altos que a terra, assim são os meus caminhos mais altos que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos"(Isaias 55.8,9)[OS MEUS PENSAMENTOS NÃO SÃO OS VOSSOS PENSAMENTOS. Os pensamentos e os caminhos de Deus não são os do homem natural. Mas a mente e o coração podem ser renovados e transformados quando se vive para Deus; então os nossos pensamentos e conduta começam a conformar-se com os dEle. Nosso maior desejo deve ser viver de tal modo como Jesus viveu, para que tudo quanto fizermos agrade a Deus. Isso podemos fazer, mediante a nossa conformação à sua Palavra, e pela obediência à orientação do Espírito Santo.] "Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do SENHOR; e, vendo isso, caí sobre o meu rosto e ouvi a voz de quem falava"(Ez 1.28).



"porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele"
(Cl 1.16).

Deus se revela um ser pessoal que criou Adão e Eva "à sua imagem".

"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus os criou"
(Gênesis 1.27)
FAÇAMOS O HOMEM.
Nos versículos Gn 1.26-28 lemos a respeito da criação dos seres humanos; Gn 2.4-25 supre pormenores mais específico a respeito da sua criação e do seu meio ambiente. Estes dois relatos se completam e ensinam várias coisas. (1) Tanto o homem quanto a mulher foi uma criação especial de Deus, não um produto da evolução Mt 19.4; Mc 10.6. (2) O homem e a mulher, igualmente, foram criados a "imagem" e "semelhança" de Deus. À base dessa imagem, podiam comunicar-se com Deus, ter comunhão com Ele e expressar de modo incomparável o seu amor, glória e santidade. Eles fariam isso conhecendo a Deus e obedecendo-o. "E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e o guardar. E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente. mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que esteja como diante dele. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome"(Gn 2.15-19)
E ORDENOU O SENHOR DEUS AO HOMEM. Desde o marco inicial da história, a raça humana tem estado vinculada a Deus, mediante a fé na sua palavra e a obediência à mesma, como a verdade absoluta. (1) A vida por meio da fé e obediência foi o princípio regedor da comunhão que Adão tinha com Deus no Édem. Adão foi advertido que morreria se transgredisse a vontade de Deus e comesse da árvore da ciência do bem e do mal (v. 17). Este risco de morte tinha que ser aceito por fé, tendo por base aquilo que Deus disse-ra, posto que Adão ainda não tinha presenciado a morte humana. (2) O mandamento de Deus (v. 16,17) a Adão foi um teste moral. Este mandamento significou para Adão uma escolha consciente e deliberada de crer e obedecer, ou de descrer e desobedecer à vontade do seu Criador. (3) Enquanto Adão cresse na palavra de Deus e a obedessece, viveria para sempre e em maravilhosa comunhão com Deus. Se pecasse e desobedecesse, colheria a ruína moral e a ceifa da morte (v. 17)].UMA ADJUTORA QUE ESTEJA COMO DIANTE DELE. A mulher foi criada para ser a amável companheira do homem e sua ajudadora. Daí, ela ser partícipe da responssabilidade de Adão e com ele cooperar no plano de Deus para a vida dele e da família (ver Ef 5.22 nota; Sl 33.20; 70.5; 115.9, onde o termo "auxílio", referente a Deus, tem o mesmo sentido que ajudadora, em 2.18: "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor"; "A nossa alma espera no SENHOR; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo"; "Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus; tu és o meu auxílio e o meu libertador; SENHOR, não te detenhas!"; Confia, ó Israel, no SENHOR; ele é teu auxílio e teu escudo" ).



Porque Adão e Eva foram criados à imagem de Deus, podiam comunicar-se com Ele, e também com Ele ter comunhão de modo amoroso e pessoal.
Deus também se revela como um ser moral que criou tudo bom e, portanto, sem pecado, Ao terminar Deus a obra da criação, contemplou tudo que fizera e observou que era "muito bom"
 
"E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto"
(Gn 1.31).

Posto que Adão e Eva foram criados à imagem e semelhança de Deus, eles também não tinham pecados (ver o quadro"FAÇAMOS O HOMEM" acima). O pecado entrou na existência humana quando eva foi tentada pela serpente, ou Satanás: Ler o capítulo Gênesis 3, Romanos 5.12 e Apocalípse 12.9).
(Fonte BEP)

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